Valec tem nova Diretoria

José Castello Branco é o novo presidente da Valec.

 

O Ministério dos Transportes informou nesta quinta-feira que o Conselho de Administração da Valec, responsável pela construção de ferrovias da União, elegeu hoje quatro novos diretores da empresa para os seguintes cargos: diretor-presidente, diretor de planejamento, diretora de administração e finanças e diretor de engenharia. De acordo com o ministério, os nomes escolhidos são “todos de funcionários de carreira com perfil técnico”.

O novo diretor-presidente é o engenheiro civil José Eduardo Sabóia Castello Branco, que já chefiou o Departamento da Empresa de Engenharia Ferroviária (Engefer), o Departamento da RFFSA. Ele também ocupou cargos na Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens), na Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento de Duque de Caxias (RJ) e na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro.

Para o cargo de diretor de planejamento da Valec foi escolhido o engenheiro civil Josias Sampaio Cavalcante Júnior, que teve passagem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela superintendência do DER/DF.

A diretoria de administração e finanças da companhia será comandada pela economista Vera Lúcia de Assis Campos, que já trabalhou como assessora e gerente corporativa de orçamento e custos da MRS Logística e nas gerências de orçamento e custos da RFFSA.

O novo diretor de engenharia da Valec será o também engenheiro civil Hostílio Xavier Ratton Neto. Ele ocupou cargo de engenheiro-adjunto e de chefia de residência da Empresa de Engenharia Ferroviária AS (Engefer). Além de professor, atuou no comando do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da UFRJ, do Setor de Instalações Fixas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e coordenou o projeto da Ferrovia Norte-Sul.

Faxina

A diretoria da Valec esteve desfalcada desde julho, quando surgiram as primeiras denúncias sobre um suposto esquema de cobrança de propina em órgãos vinculados ao Ministério dos Transportes. A pasta era comandada na época por Alfredo Nascimento (PR). A publicação de uma série de reportagens levou ao desligamento do próprio ministro; do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot; e do presidente da Valec, José Francisco das Neves. Ao todo, foram demitidos mais de 20 funcionários do governo.

Fonte: Valor Econômico, 20/10/2011  

Nota: O engº Castello Branco é associado, ex-conselheiro e ex-diretor da Aenfer.

Rolar para cima