TAV não tem plano B, diz ANTT

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse nesta sexta-feira, em evento em São Paulo, que o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, no interior paulista, não tem “plano B”. “Eu não trabalho e acredito que o governo também não trabalha com a possibilidade de não fazer (o trem-bala)”, diz.

Para Figueiredo, alternativas como trens de média velocidade, como o projeto anunciado pelo governo de São Paulo para ligar Campinas e a capital paulista, não são opção. “Por que, em pleno século 21, vou fazer uma ferrovia para o século passado? Não faz sentido”, defende.

Sobre as regras do edital, o diretor da ANTT diz que, independentemente de as normas agradarem as companhias, o trem-bala sairá do papel. “Se as empresas não se interessarem pela modelagem [e não houver candidatos ao leilão], reformulamos e fazemos novamente”, diz.

Atualmente o governo tem conhecimento de cinco grupos de empresas interessados no processo de licitação, diz ele. Segundo Figueiredo, o governo está em fase final de discussão das regras. A previsão é publicar o edital em dezembro e fazer o leilão em seis meses, a partir da publicação.

Fonte: Valor Econômico, 24/10/2011

Rolar para cima