ANTT e concessionárias debatem sistema de ativos ferroviários

Um encontro inédito reuniu representantes das Associadas da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do exército, na quarta-feira (21), no 1º Seminário de Discussão do Registro de Bens das Concessões Ferroviárias.
O evento, promovido pelo Comitê de Patrimônio da ANTF com apoio da CNT, realizado na sede da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), teve como pauta o debate do processo de implementação do Sistema de Gestão com Inteligência Geográfica nos Ativos Ferroviários (GIGFER). As discussões tiveram como base a regulamentação existente e as experiências adquiridas entre poder concedente e a iniciativa privada nos trabalhos de levantamento de dados e aferição piloto.

O objetivo da reunião, de acordo com a gerente técnica da ANTF, Ellen Martins, foi de viabilizar a padronização de tarefas para aperfeiçoar o processo de operacionalização do sistema GIGFER.

A realização do seminário, segundo o diretor da ANTT, Jorge Bastos, é crucial para dar continuidade ao processo de implementação do sistema GIGFER. “A ANTT está inteiramente empenhada para que este trabalho vá para a frente e seja concluído”, destacou Bastos.

O superintendente de Serviços de Transporte de Cargas da ANTT, Noboru Ofugi, afirmou que a ANTF foi muito “feliz” ao realizar um seminário no formato de uma mesa redonda, reunindo as partes envolvidas no processo, pois facilita a interação e a busca de respostas e soluções para dúvidas que ainda persistem em relação ao sistema. “O GIGFER é um instrumento importante para o controle dos ativos ferroviários, comentou Ofugi.

O coordenador do Comitê de Patrimônio da ANTF, Sérgio Carrato, explicou que o GIGFER é um projeto desenvolvido pela ANTT, mediante convênio com o Departamento de Engenharia do Exército (DEC). As concessionárias encaminharam a base de dados, após levantamento de bens patrimoniais, nos termos da Resolução da Agência *correlata* ao GIGFER. Neste momento, o sistema, encontra-se em fase de aferição. Com base no que foi cadastrado, técnicos do Projeto DEC/ANTT, estão indo a campo, em pontos escolhidos aleatoriamente, averiguar a conformidade dos dados.

Segundo Carrato, a implantação do sistema será positiva para as concessionárias. “Assim as empresas terão uma base única e sistematizada de controle dos ativos patrimoniais. “Neste seminário estamos trocando experiências, tirando dúvidas, alinhando conhecimentos para definir os próximos passos para conseguirmos implantar o GIGFER”, explicou Carrato.
Fonte: Intelog,  22/03/2012

Rolar para cima