Mangaratiba lança projeto “Trem dos Mares da Costa Verde”

Neste sábado (31), a prefeitura, com apoio dainiciativa privada, dará um grande passo ao resgate dos patrimônios culturale histórico do município. A cerimônia de lançamento do projeto ‘Trem dosMares da Costa Verde será às 9 horas, no casarão de pedra do condomínioReserva Ecológica do Sahy – local da antiga fazenda de engorda de escravos naépoca do império.
Oprojeto, que será detalhado numa apresentação em 3D, terá uma viagem temáticade trem, que sairá da Estação de Itacuruçá com destino à Praia do Sahy.
Ospassageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como asmonumentais ruínas do Sahy, que guardam em suas construções a lendáriatrajetória do tráfico negreiro, além dos pontos turísticos, culturais ehistóricos presentes nos 180 anos de história da cidade. O trajeto conta ainda comobras de arte à beira-mar, permitindo inclusive a visualização da Ilha Grande ea Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhasda Serra do Mar.
ParaVitor Tenório, secretário de Turismo da prefeitura, o Trem Cultural vem parafomentar ainda mais o turismo da cidade.
-Nosso objetivo é criar mais uma oferta turística, a exemplo de outrosmunicípios que exploram esse segmento de turismo histórico e cultural. Queremostirar essa ideia de que cidades litorâneas só têm atrativos voltados para o mar- disse.
Oevento será aberto ao público e terá mostra gastronômica, apresentação de DVDcom detalhes do projeto. A cerimônia ainda terá mostra de artesanato,apresentação de Coral do Centro de Cultura Afro-brasileira de Conceição deJacareí, do grupo Filhos da Marambaia, grupos de capoeira, contação de lendas edepoimentos de moradores e descendentes de famílias tradicionais do município,além de uma visita ao parque das ruínas da Praia do Sahy.
Fonte: Diário do Vale, 28/03/2012

Rolar para cima