Secretário Julio Lopes visita primeira fábrica de monotrilhos do Rio de Janeiro

Fábrica da MPE, que será aberta em agosto, é a segunda do país no segmento

O Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, foi convidado a conhecer nesta quarta-feira (23/05) as instalações da futura fábrica de monotrilhos da MPE, que será inaugurada em agosto deste ano. Será a primeira empresa a produzir monotrilhos no Rio de Janeiro, e a segunda do país. A MPE, que já entregou trens para o MetrôRio, trabalhará na nova fábrica em parceria com a Scomi, empresa do setor de engenharia de transportes, sediada na Malásia.
Para o Secretário Julio Lopes, a instalação da nova fábrica mostra a vocação fluminense no setor de transportes sobre trilhos, e cria novas possibilidades urbanas para o Estado.
– O monotrilho tem uma série de vantagens que são extremamente interessantes para grandes cidades como o Rio de Janeiro. A fábrica da MPE abre novas janelas de oportunidades para a mobilidade fluminense, que poderá futuramente se aproveitar desta tecnologia – afirmou o secretário.
Além disso, Julio Lopes também comentou que a fábrica trará uma grande geração de empregos diretos e indiretos, e tecnologia de ponta para o pólo industrial fluminense.
A MPE já possui um contrato com o metrô de São Paulo, para a entrega de 24 trens, com três carros cada. Segundo Adagir Abreu, diretor da MPE na área de transportes, o monotrilho possui características específicas, como a maior facilidade de fazer curvas.
– O monotrilho pode fazer curvas de raios de 50 metros e subir ladeiras com inclinação de 6%, além de produzir menos ruído que os trens normais – enumerou Adagir Abreu, que explicou que 90% do trem será montado no Rio, e apenas 10% virá pronto da Malásia.
A fabrica da MPE fica localizada em Palmares (RJ) e contará com 41,6 mil metros quadrados. A expectativa é entregar o primeiro trem produzido até abril de 2013.

Fonte: Secretaria de Estado de Transportes-RJ, 24/05/2012 

Rolar para cima