Presidente interino da Valec é confirmado no cargo

O governo vai tornar oficial nesta segunda-feira a permanência na presidência da estatal Valec do atual diretor de planejamento, Josías Sampaio Cavalcante Júnior, que era o presidente interino desde a saída de José Eduardo Castello Branco da empresa, em setembro. A condução oficial de Sampaio ao cargo foi aprovada na reunião do conselho de administração da Valec na quinta-feira, dia 1.

Castello Branco permaneceu à frente da estatal das ferrovias por um ano, onde ajudou a elaborar o novo plano de concessões de R$ 91 bilhões. Logo após o anúncio, que fez a Valec deixar de ser principalmente uma construtora de ferrovias para se tornar uma administradora de demandas pelo transporte, Castello Branco alegou motivos pessoais para pedir afastamento do cargo.

O ex-presidente assumiu o cargo na “faxina” dos transportes em 2011 no lugar de José Francisco das Neves, o Juquinha. que foi acusado de superfaturamentos e chegou a ser preso. Sampaio chegou à diretoria da Valec com Castello Branco, sendo uma espécie de braço-direito do ex-presidente até sua saída.

Indicações em agências

O governo também deve enviar neste ano para o Senado os novos nomes para ocupar as diretorias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Há três vagas na diretoria da agência ocupadas por diretores interinos, que não foram sabatinados pelo Senado como prevê a lei da agência.

Entre os indicados para as vagas, deverá estar o atual secretário de Fomento do ministério dos Transportes, Daniel Sigelmann. O governo não descarta também recomendar para vagas efetivas na ANTT alguns dos três diretores interinos que assumiram em março.

Deve demorar mais tempo, porém, a indicação para a diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que ficou desocupada em fevereiro. O governo espera definir o novo marco regulatório dos portos, nas próximas semanas, para decidir os nomes a serem indicados à agência.

Fonte: O Globo, 04/11/2012

 

Rolar para cima