Palestra Técnica na AENFER traz tema Emprego de Simulação Computacional do Transporte Ferroviário

A AENFER recebeu no dia 13 de junho o engenheiro e professor Altair Ferreira Filho. Ele participou do ciclo de Palestras Técnicas que a Associação vem promovendo e na oportunidade trouxe o tema Emprego de Simulação Computacional do Transporte Ferroviário.

Em sua abordagem o professor falou sobre o que acontece com problemas de transportes e que a simulação trabalha com a aleatoriedade podendo ser a solução mais apropriada para problemas complexos e de difícil modelagem.

No trabalho apresentado, citou que a simulação computacional de sistemas, ou simplesmente simulação, consiste na utilização de determinadas técnicas matemáticas empregadas em computadores digitais, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente, qualquer tipo de operação ou processo do mundo real.

Descrever o comportamento de sistemas (existentes ou não) de forma consistente, rápida e econômica; evitar testes arriscados em sistemas reais; construir teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas sobre modelos simulados e prever comportamentos futuros são algumas das finalidades de simulação computacional.

O palestrante também mostrou as vantagens e desvantagens, levando-se em consideração que simulação requer treinamento especializado e que tentativas de simplificação nos experimentos de simulação objetivando economia costumam levar a resultados insatisfatórios.

Após a palestra, a vice-presidente da AENFER Isabel Cristina Junqueira de Andréa elogiou o trabalho apresentado e agradeceu o professor que recebeu um certificado de participação.

Altair Ferreira Filho é Engenheiro Civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia – IME e Doutor em Ciências em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Deixe um comentário

Rolar para cima