Vereadores vão definir o futuro do metrô em Salvador

Nem todos os vereadores acenaram para o consenso, porém há o indicativo “forte” – na classificação de líderes governistas – que o projeto de lei que isenta a construção do metrô e reduz a alíquota de 5% para 2% sobre o serviço de transporte metroviário será votado amanhã. Às 09h30 de hoje, o colégio de líderes se reúne para bater o martelo sobre a apreciação do projeto, mas, nos bastidores, é dada como certa a aprovação da matéria, em conjunto com a autorização para empréstimo de R$ 550 milhões para a construção do BRT, anunciada na última semana pela presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS), a reunião do colégio de líderes é que definirá a agenda de votações da Câmara. O entendimento, todavia, é que já existe acordo para apreciação da matéria no Legislativo. “Só colocaremos para votar quando houver um acordo com os líderes. Amanhã (hoje) a reunião vai definir a votação e, se houver um acordo, podemos até adiantar a votação”, sinalizou Rodrigues. Como de costume, a liderança governista evita delimitar a data para apreciar os projetos. “Prefiro não falar que vai votar. Depende do colégio de líderes”, tangencia.

Mesmo que haja certo consenso entre os vereadores consultados de que há maturação suficiente para apreciar o projeto, a bancada do PTN, liderada pelo vereador Toinho Carolino, ainda reclama da isenção. “O PTN não mudou a postura. Continuamos nos posicionando contra a isenção do ISS”, assegura Carolino. Interlocutores próximos ao governo, no entanto, sugerem que existem conversas para que até mesmo os rebelados votem junto ao governo. “Está tudo correndo bem”, indica um vereador, que prefere reserva para não atrapalhar nas negociações.

A tensão inicial, fruto principalmente das duplas bases de alguns partidos, que participam das bancadas de governo no município e no estado, capitaneadas por grupos políticos distintos, foi dissipada, conforme apontam os vereadores. “A tendência forte é que a votação aconteça na quarta-feira”, revela um edil com bom trânsito entre os pares.

Entre os avanços apontados para o acordo para a votação estão os ânimos arrefecidos após intensas negociações entre as lideranças e a apreciação casada da autorização de empréstimo para a construção do BRT ligando a Estação da Lapa ao Iguatemi, batizada pela alcunha de Lapa-LIP. Governistas, entretanto, negam que o entendimento com os vereadores perpassa pela votação conjunta. “São dois projetos sobre mobilidade urbana, com apoio do governo federal, por isso vamos colocar para votar juntos. A população de Salvador anseia por melhoras no transporte público, então não vejo problema em votá-los juntos”, avalia um interlocutor.

Fonte: Tribuna da Bahia, 22/10/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima