VLI adota sistema de tratamento e controle de água

A VLI, empresa de logística da Vale e concessionária da Ferrovia Norte-Sul (FNS), adotou um sistema de tratamento e controle que avalia o consumo de água em obras da construção civil nos projetos da ferrovia.  O projeto de controle têm meta de redução de 50% no consumo e está implantado nas obras de instalações físicas realizadas em Imperatriz (MA) e Palmeirante (TO) e na CDM -Central de Materiais Descartáveis de Porto Franco (MA).

Segundo a VLI, com a implantação do programa de uso racional da água a partir de 2011, foi possível observar nas obras de construção civil em 2012 uma evolução na economia de água da ordem de 61%, em relação ao ano anterior.

De acordo com o supervisor de Obras e Projetos do corredor, Fábio Costa, o alto consumo de água nas obras motivou a implantação do projeto, por meio de hidrômetros. “O reuso ambientalmente correto de águas permitirá a utilização do recurso em diversas atividades da construção civil da FNS”. Outra ação é a implantação do sistema de decantação em betoneiras (equipamento para misturar argamassa e concreto) nas obras ao longo da FNS, que separa a água de resíduos de cimento.

Fonte: Revista Ferroviária, 03/12/2013

Rolar para cima