Fabricantes de trens de passageiros disputam Prêmio RF

As fabricantes de trens de passageiros Alstom Brasil, Grupo Tejofran e Bombardier Transportation Brasil estão concorrendo na categoria Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros do Prêmio Revista Ferroviária 2014. As empresas inscreveram seus cases e participam da escolha da melhor empresa nesta categoria, através de votação online dos leitores cadastrados para receber a newsletter da Revista Ferroviária e os assinantes da RF.

A Alstom atua no mercado de infraestrutura do Brasil há cerca de 60 anos. Em 2013, a empresa de origem francesa assinou contrato com a SuperVia para fabricar 20 novos trens para a concessionária e anunciou a criação de uma nova unidade de fabricação no Rio de Janeiro. A Alstom também venceu a licitação para produzir 15 trens para a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e os controles automáticos de trens para a Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU BH). A empresa também fará os primeiros VLTs no Brasil para o projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

Já o Grupo Tejofran está trabalhando no projeto de modernização de 26 trens (consórcio com Bombardier e Temoinsa) da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. Os trens estão em operação há cerca de 30 anos e estão passando por modernização, saindo como novos da fábrica, em Hortolândia, no interior de São Paulo.  O Grupo Tejofran atua em diversos seguimentos no Brasil, entre eles o setor ferroviário.

A Bombardier está implantando em São Paulo o primeiro monotrilho de alta capacidade no mundo. Segundo a empresa, os veículos leves funcionam com sistema de propulsão com motor de imã permanente de alta eficiência, com possibilidade de frenagem regenerativa; capacidade de transpor curvas mais acentuadas para melhor ajuste urbano; e são veículos com baixo impacto ambiental. A empresa projetou, está fornecendo e instalando o sistema INNOVIA Monotrilho 300, previsto para entrar em operação no Metrô de São Paulo no primeiro semestre deste ano. O INNOVIA Monotrilho 300 possui design futurista. Os veículos oferecem configurações flexíveis, interiores com passagens entre os carros, assentos configuráveis e espaço otimizados. Segundo a Bombardier, o sistema tem baixo custo de implementação e não requer grande infraestrutura ou obras civis, oferecendo capacidade de transporte até 50.000 pessoas por hora/sentido.

A votação do Prêmio RF 2014 vai até 26 de fevereiro. Poderão votar os assinantes da Revista Ferroviária e os cadastrados até 15 de dezembro de 2013 para receber a newsletter da RF. As senhas estão sendo enviadas para o e-mail cadastrado.

Em 19 de março, será realizado em São Paulo o jantar de premiação. Os convites estão a venda no link www.revistaferroviaria.com.br/premio2014/convites.asp
Outras informações sobre o Prêmio RF 2014 podem ser obtidas pelo telefone (11) 3059-6063 ou pelo e-mail premiorf@revistaferroviaria.com.br .

Clique no link abaixo e confira todos os cases das empresas finalistas do Prêmio RF 2014:
http://www.revistaferroviaria.com.br/upload/PremioRF2014_finalistas.pdf

Fonte: Revista Ferroviária, 29/01/2014

Rolar para cima