Governador faz viagem inaugural de novo trem da Supervia no Rio

No sábado, dia 21 de março, o Governo do Estado, inaugurou o 60º dos 100 novos trens importados da China. A composição tem capacidade para transportar 1.200 passageiros e vai acrescentar 12 mil lugares à oferta diária do sistema ferroviário.  O governador Luiz Fernando Pezão esteve presente na inauguração e percorreu o trajeto Central do Brasil – Bonsucesso no novo trem.

Modernização da frota 

Para o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, a entrega do novo trem representa mais um avanço para o sistema ferroviário do Rio de Janeiro.

– Esse é um dia muito importante. São mais 12 mil lugares diariamente para os usuários de trem. Nossa expectativa é entregar mais 40 composições até o fim do ano e ter toda a frota renovada até o ano que vem – explicou Osorio.

O novo trem é equipado com ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

A composição faz parte da revitalização do sistema ferroviário do Rio, que reúne um investimento do Estado de US$ 472 milhões, financiado pelo Banco Mundial. O processo foi iniciado em 2012, quando começaram a entrar em circulação as primeiras 30 composições fabricadas na China. Naquele ano, o Estado adquiriu mais 60 trens chineses e, no fim de 2013, foi realizada a compra de mais dez trens, totalizando a compra de 100 composições chinesas pelo Estado desde 2009.

Além disso, está em andamento a licitação internacional para a compra de mais 12 trens. A concorrência pública está em andamento e segue as normas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), utilizando o menor preço como critério de julgamento.

Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu mais dez trens novos, todos já em operação. As composições também contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros. Até o fim do primeiro semestre de 2016, toda a frota de trens contará com ar-condicionado.

Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Atualmente, mais de 650 mil pessoas usam os trens diariamente.

Fonte:Aib News, 23/03/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima