Associação realiza o maior congresso técnico metroferroviário da América Latina

Na sua 21ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada anualmente pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP se tornou referência e o maior congresso técnico do setor de transporte de passageiros sobre trilhos, abordará também o transporte de cargas este ano.

O encontro, com o tema central “Avanço das Redes: Necessidades Urgentes”, será realizado de 8 a 11 de setembro de 2015, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) tem como objetivo valorizar, difundir e representar a tecnologia metroferroviária em todas as suas modalidades, nacional e internacional, promovendo a qualidade técnica de seus associados, e representando-os perante empresas, órgãos e institutos da comunidade científica e tecnológica.

Desde a sua primeira edição em 1995, a Semana de Tecnologia Metroferroviária reúne os principais envolvidos e interlocutores da área para uma reflexão prática e crítica sobre os obstáculos que impedem a expansão e melhoria do setor metroferroviário brasileiro, e tem como principal objetivo propor diálogos e ações concretas para gerar projetos e mudanças efetivas na mobilidade urbano e interestadual do país. O congresso abordará tanto tendências e regulamentações quanto cases práticos de sucesso na implementação de tecnologias e técnicas construtivas. Através de painéis estratégicos e políticos, workshops técnicos e apresentações de trabalhos científicos, o evento tem o compromisso de difundir informações extremamente qualificadas bem como promover novas tecnologias para impulsionar o setor.

Segundo o presidente da AEAMESP, Emiliano Stanislau Affonso, a Coordenação Técnica busca estruturar os temas mais significativos e atuais, tendo em vista o enriquecimento do debate de soluções para a questão da mobilidade, o fortalecimento do transporte público e, sobretudo, a consolidação, modernização e expansão dos sistemas metroferroviários no País. Um dos painéis da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária discutirá justamente o custo da imobilidade e os benefícios econômicos e sociais da implantação de novas linhas metroferroviárias; em outra sessão, trataremos do papel que cabe a cada esfera de governo na melhoria da mobilidade nas cidades. Em outro painel, haverá um debate sobre a importância da intermodalidade para a mobilidade, com foco na necessidade de haver a integração de diferentes modos de transporte, com multiplicidade de linhas e sistemas e sua integração com o transporte individual.

Outro tema que será colocado em pauta na edição 2015 é a interação entre o transporte de cargas e passageiros como fator de dinamização do transporte ferroviário, destacando a necessidade do retorno do transporte ferroviário de passageiros de médias e longas distâncias. “Apesar dos grandes investimentos na malha rodoviária e nos principais eixos rodoviários paulistas, as estradas estão entrando em colapso, necessitando que seja pensado urgentemente na dinamização do transporte de cargas sobre trilhos e a volta do de passageiros, principalmente na macro metrópole paulista, sobre pena de comprometermos o desenvolvimento”, comenta Affonso. O Congresso também colocará em debate a formação de novos profissionais para os sistemas metroferroviários e o os desafios para implementação de novas linhas metroferroviárias. Paralelamente, a 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá a METROFERR EXPO 2015. Trata-se de um espaço estratégico especialmente criado para as empresas do setor exporem seus produtos e serviços e tenham a oportunidade de ampliarem e consolidarem o seu network com um público altamente técnico e qualificado.

Para conhecer as oportunidades da exposição, patrocínio, apoio institucional e participação de sua empresa no congresso e na METROFERR EXPO 2015, entre em contato com Cerne Eventos: cecilia.gregorio@cerneeventos.com.br.

21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2015

Data: 08 a 11 de setembro de 2015

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo – SP

Fonte: Digital Assessoria – Comunicação Integrada, 23/06/2015  

3 comentários em “Associação realiza o maior congresso técnico metroferroviário da América Latina”

  1. Pingback: browse around this site

  2. Pingback: browning a5 12 gauge

  3. Pingback: Nocode test automation tool

Deixe um comentário

Rolar para cima