A Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) e o Grupo de Trabalho Trem Petrópolis organizam um manifesto online pela volta do trem Rio-Petrópolis. Cerca de 4.000 participantes já assinaram o manifesto pela revitalização da Estrada de Ferro do Grão Pará-Expresso Imperial, o que significa que falta pouco para alcançar o objetivo, são necessárias 5.000 assinaturas.
Segundo um dos organizadores do manifesto, Antônio Pastori, o próximo passo, assim que conseguir alcançar o número de assinaturas, é fazer com que o manifesto chegue às mãos da recém criada Frente Parlamentar para Preservação do Patrimônio e da Memória Ferroviária.
Representantes do GT-Trem Petrópolis já apresentaram aos secretários de Transportes do Estado do Rio de Janeiro Carlos Osório e de Habitação Bernardo Rossi os projetos conceituais dos Caminhos do Imperador para melhoria da mobilidade urbana na Região. Inicialmente foram apresentados os projetos do eixo 100% trem: Expresso Imperial e o Trem Expresso da SuperVia.
Ainda de acordo com os organizadores, para viabilizar a Parceria Público Privada (PPP) tais estudos serão exigidos pelos investidores públicos e privados e os projetos apresentados somam apenas R$ 400 milhões.
Quem quiser participar do manifesto, é só acessar o link e deixar a assinatura:
http://www.manifestolivre.com.br/ml/assinaturas.aspx?manifesto=expresso_imperial