Dilma visita obras de construção da Linha 4 do Metrô

A presidente Dilma Rousseff visitou na tarde desta terça-feira (10), as obras de construção da Linha 4 do Metrô, que vai ligar Ipanema a Barra da Tijuca. Ela chegou ao canteiro de obras por volta das 16h15, após fazer a entrega de casas do Programa Minha Casa Minha Vida em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e participar de um almoço no Palácio Guanabara, sede do governo do estado.

“Eu achei fantásticos as claraboias e o teto verde, que vão proporcionar economia de energia durante o dia e à noite teremos a luz das estrelas”, disse a presidente.

De acordo com o consórcio responsável pela Linha 4, as obras do metrô estão dentro do cronograma de entrega, prevista para o primeiro trimestre de 2016: 83% das obras estão concluídas.

A visita, que durou cerca de uma hora, começou pela ponte estaiada, que vai ligar os túneis escavados na rocha a partir do Morro do Focinho do Cavalo à estação Jardim Oceânico. Os dois pilares da ponte já estão prontos. Essa é a primeira ponte estaiada para metrô no Rio.

Acompanhavam a presidente na visita o governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab e outras autoridades. Na estação, a presidente recebeu explicações sobre o andamento das obras, que estão em fase final.

Escadas rolantes, piso e revestimento de pastilhas nas paredes estão quase prontos. Um painel que homenageia a fauna da Barra e de Jacarepaguá já está pronto. Estão representados o jacaré-de-papo-amarelo, o biguá, a jararaca e a coruja buraqueira. Na solenidade na estação também participaram 15 operários, que trabalham no consórcio.

“As Olimpíadas e as Paraolimpíadas Rio 2016 elas têm um papel muito importante para o Brasil. Elas abrem o Brasil para o mundo. E um dos caminhos dessa abertura é onde nós estamos. Aqui. Além disso, acredito que o legado é muito importante. Significa que ficará para a população do Rio uma conexão entre metrôs e suas estações e o sistema de BRTs e o próprio sistema de ônibus da cidade que eu acredito que transformará a cidade do Rio”, afirmou Dilma.

A presidente elogiou ainda a ponte estaiada da Barra: “Uma cidade que tinha um problema de estar pressionada entre a montanha e o mar, mas que agora supera e supera de uma forma belíssima. Porque essa ponte estaiada, vocês hão de convir comigo, é uma maravilha”, disse a presidente.

Fonte: Globo.com, 10/11/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima