Passageiro filma chuva dentro de vagão da SuperVia

RIO – O guarda-chuva foi um utensílio importante para os cariocas nesta terça-feira. Também foi bastante útil para usuários da SuperVia, especialmente os que viajaram por volta das 7h30m num trem do ramal de Japeri. Gotas de água vazaram para dentro de pelo menos um vagão, forçando os passageiros a abrirem seus guarda-chuvas e a se afastarem de alguns trechos da composição. Um dos jatos da água que entrou no vagão por uma rachadura no teto caiu num dos assentos, que ficou vazio.

Imagens gravadas pelo analista financeiro Roni Alex Alexandrino, de 34 anos, e enviadas para o WhatsApp do GLOBO (99999-9110), mostra o tamanho do problema enfrentado pelos passageiros do trem. Muita gente reclamou dizendo que aquela situação “era uma covardia com o trabalhador!, segundo Roni Alex. Na mensagem ao GLOBO ele ironizou:

“A SuperVia é inovadora. Faz do trem um transporte dinâmico com várias provas. Hoje foi prova de chuva. Kkkkkk“, escreveu Alex, que pegou o trem na Estação de Edson Passos, em Mesquita, e, assim como muitos outros passageiros, desceu na Estação de Deodoro para escapar da enxurrada.

Por meio de nota, a SuperVia informou que o trem com infiltração de água foi levado para manutenção:

“Técnicos de manutenção da SuperVia, após realizarem a inspeção que é feita diariamente nos trens, encaminharam para reparos uma composição do ramal Japeri que apresentou infiltração na manhã de hoje. Nestes casos, os trens são conduzidos imediatamente às oficinas, o que garante que as composições circulem em condições adequadas. A SuperVia reforça ainda que possui planos de manutenção preventiva e corretiva que são seguidos com rigor”, diz um trecho da nota.

Mas a aventura matinal de Alex em composições da SuperVia, que começou por volta das 7h40m quando embarcou em Edson Passos, não terminou em Deodoro. Lá, ele embarcou num trem parador, mais novo, e, segundo ele, “caiu num lixão”.

“Tem mais, kkk. Você fala com você mesmo: vou sair desse trem para não me molhar. Kkk. Desce, pega o parador e tcharaaam… Cai no lixão. Kkk”.

O vídeo enviado por Alex mostrando o interior do trem parador apresenta um cenário de total abandono. Copos plásticos, embalagens de biscoito e outros tipos de detritos se espalham no chão.

— Todos os dias pego o trem. Hoje, a água entrava por rachaduras, pela parte da iluminação, das lâmpadas, pela ventilação. Isso em vários pontos do vagão. As pessoas precisaram abrir os guarda-chuvas. E isso acabou incomodando mais, já que a enxurrada batia num guarda-chuvas e respingava em algum passageiro, gerando reclamações. Pensei que fosse sair de um problema e entrei em outro. É uma situação péssima. Convivemos com esses trens no dia a dia. Há tens novos, mas a maioria que colocam no ramal de Japeri é de trens velhos ou reformados — lamentou Roni Alex.

A nota da SuperVia também menciona o problema do lixo encontra por Alex no trem parador. Segundo a empresa, cerc a de três toneladas de lixo são retiradas diariamente das composições:

“A concessionária esclarece que, ao fim de cada viagem, os trens são higienizados nas estações terminais. As equipes recolhem, por dia, cerca de 3 toneladas de lixo. Diariamente, após o término da circulação, as composições são novamente limpas e, de acordo com o planejamento, todos os trens da frota são lavados nas oficinas de São Diogo (no Centro), Deodoro, e nas estações de Japeri e Central do Brasil, em média, a cada 15 dias. A concessionária também mantém um trabalho educativo para conscientizar os passageiros sobre a importância de descartarem seu lixo adequadamente, nas lixeiras disponíveis nos trens e estações”.

Por fim, a concessionária pede que, “ao identificarem qualquer irregularidade no sistema ferroviário, os passageiros entrem em contato por meio do SuperVia Fone: 0800.726.9494, que funciona 24 horas”.

Fonte: O Globo, 19/01/2016

Link: http://oglobo.globo.com/eu-reporter/passageiro-filma-chuva-dentro-de-vagao-da-supervia-18505009

 

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima