Projeto “Trem de Turismo Rio Minas” – locomotivas chegarão em fevereiro

Neste sábado, 21 de janeiro, a equipe de voluntários da ONG Amigos do Trem iniciaram os trabalhos de limpeza, reestruturação e manutenção da oficina de Recreio, onde serão realizados os reparos de locomotivas e vagões do projeto “Trem de Turismo Rio Minas”. A iniciativa tem o objetivo de reativar a atividade ferroviária na região da Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense através do turismo.

No galpão já estão sete macacos eletromecânicos que serão utilizados para içar as locomotivas, carros vagões e veículos de via, em serviços de reparos. A perspectiva da equipe da ONG é que em fevereiro as locomotivas do projeto estejam dentro da oficina para realizar os trabalhos necessários em cada uma das quatro máquinas adquiridas. Elas sairão de Lavras, Sul de Minas, na próxima semana.

O prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, esteve com o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, durante os trabalhos deste sábado (21). O chefe do executivo municipal colocou-se à disposição para ajudar. Na próxima segunda-feira, 23 de janeiro, alguns funcionários da secretaria de Desenvolvimento Urbano estarão dando apoio na limpeza da oficina.

Participaram das atividades de limpeza os voluntários da ONG, Weder Silva e Isaías Alves, de Juiz de Fora; Nego Batista, Zé Maria Barbosa, Daniel Barbosa e Luís Chaveiro, de Recreio; e Gerson Martins, de Chiador. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Juarez Araújo; a gestora do Centro Cultural Aristides Dorigo, Daniela Cardozo; e o ferroviário, Danilo Silva; também estiveram na oficina.

O “Trem Rio Minas” ligará as cidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ), com parceria do Ministério dos Transportes, DNIT, Inventariança da RFFSA, Governo de Minas, ONG Amigos do Trem e o apoio do Movimento Além nos Trilhos e das prefeituras das cidades do trajeto.
Fonte: Site Pólis, 22/01/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima