Estação Central do Brasil será palco de campanha

Nesta sexte-feira (27/01), das 7h às 11h, a SuperVia realizará a campanha ‘Mosquito Zero’ para conscientizar e engajar a população do Rio de Janeiro no combate ao Aedes aegypti. Quem passar pela estação Central do Brasil poderá assistir apresentações teatrais sobre o tema, receber orientações e esclarecer dúvidas com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, e aprender sobre as fases do mosquito com a empresa parceira Insethelp. Além da dengue, o mosquito é transmissor de doenças como Zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Funcionários da SuperVia também se dividirão em grupos para um mutirão de combate ao mosquito no entorno da Central do Brasil e na linha férrea. O principal objetivo é eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti nas proximidades da estação. A campanha também vai conscientizar a população sobre a importância de manter limpa a via férrea para evitar a proliferação do mosquito. Nos 270 km de via, há uma infinidade de objetos descartados pela vizinhança: televisão, sofás velhos, geladeiras, caixa de som, armários danificados, tijolos, garrafas, copos, pneus, sacolas plásticas, e tantos outros. O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) mais recente, realizado na cidade do Rio de Janeiro,  registrou a menor taxa de infestação predial para o mês de janeiro desde que o indicador começou a ser acompanhado, em 2009. Apesar de somente 0,97% dos imóveis visitados terem sido encontrados focos do inseto, o cuidado deve ser constante e redobrado no verão, época em que o calor aumenta os riscos de proliferação do mosquito.

“A campanha ‘Mosquito Zero’ mostra nosso esforço em manter um ambiente saudável nos trens do Rio e, ao mesmo tempo, levar informações úteis para o bem-estar dos nossos passageiros. O mutirão comandado pelos funcionários da SuperVia será nossa principal ação, eliminando qualquer criadouro e exterminando o mosquito ainda em sua fase de larva, ou seja, a mais frágil e fácil de ser combatida. Todos os dias funcionários da SuperVia fazem a limpeza da via mas, no outro dia, mais lixo é jogado no caminho do trem. Temos recolhido 600 toneladas de lixo por mês na linha férrea, que facilitam o surgimento de criadouros. Por isso, contamos com a colaboração da população para evitar esse descarte indevido de objetos nos trilhos, preservando a saúde de todos”, ressalta o presidente da SuperVia, José Carlos Prober.

Fonte: SuperVia, 26/01/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima