Projeto de expansão do metrô para o Recreio está parado

RIO – O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Marcelo Crivella anunciaram no fim de março uma parceria para levar o metrô até o Recreio dos Bandeirantes pela Avenida das Américas. No entanto, passado mais de um mês o projeto não avançou. O arquiteto Pedro Durão, assessor da Secretaria municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, revelou nesta quarta feira que os estudos de viabilidade não começaram. As declarações foram dadas numa audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ampliação e Conclusão das Obras da Linha 4, na Câmara dos Vereadores.

A ideia de Pezão e Crivella é realizar as obras por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), no qual a prefeitura autorizaria um aumento de gabarito na Avenida das Américas. Pedro Durão disse que a prefeitura sequer sabe ainda se o mercado imobiliário teria interesse no projeto e se os recursos captados pela PPP seriam ou não suficientes. Numa estimativa inicial, o aumento de gabarito poderia gerar uma arrecadação extra de R $ 9 bilhões para a obra.

– O estudo ainda não existe. É preciso levar em conta que a nossa secretaria ainda está se estruturando. Além disso o mercado imobiliário está parado em função da crise. E não temos a certeza do custo do projeto.

O secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell também participou da audiência.

Ao fim da audiência pública, o presidente da comissão, Carlo Caiado (DEM) disse que já existem estudos iniciais sobre a expansão da Linha 4 até o Recreio.

– A prefeitura não sairia do zero. A secretária de Urbanismo desenvolveu uma proposta conceitual. Bastaria retomar essa proposta – disse Caiado.

Fonte: O Globo, 03/05/2017

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima