SuperVia recolheu mais de 200 animais da via em 2 anos e meio

Ao longo dos 270 quilômetros de linha férrea, são vários os obstáculos para a passagem dos trens do Rio de Janeiro, entre eles a presença de animais na frente das composições, como vacas, bezerros e cavalos. De janeiro a julho deste ano, foram contabilizados 15 atropelamentos de animais, o dobro do registrado no mesmo período em 2016. A ausência de muros em grande parte do sistema ferroviário é o principal fator que possibilita a invasão desses animais à via férrea.

Em abril deste ano, um trem procedente de Vila Inhomirim (extensão Vila Inhomirim) chocou-se com uma vaca quando chegava a Saracuruna, danificando o sistema mecânico da composição. Em função dessa ocorrência, a SuperVia precisou reprogramar duas viagens entre Vila Inhomirim e Saracuruna devido à necessidade dos reparos. No mês anterior, um trem trafegava próximo à estação Japeri (ramal Japeri) quando atingiu um animal. O acidente danificou a estrutura frontal do trem e a composição foi retirada de circulação para conserto na oficina. Em outra ocasião, no início do ano, um cavalo atropelado próximo à estação Engenheiro Pedreira (ramal Japeri) ficou caído sobre uma das linhas, bloqueando o tráfego das demais composições por cerca de 30 minutos. Durante esse período, a circulação foi desviada para outra linha.

Para evitar casos como esses, agentes da SuperVia realizam rondas periódicas pela linha férrea. Desde 2015, já foram retirados 205 animais da via, sendo 39 este ano. Muitos são encontrados entre Comendador Soares e Japeri, bem como no trecho entre Japeri e Paracambi e nas regiões de Gramacho e Campos Elíseos. Quando os donos não são localizados, a concessionária envia esses animais aos currais de apreensão. O última caso ocorreu no dia 21 de julho, quando uma égua foi recolhida próximo à estação Piabetá (extensão Vila Inhomirim). No mês de maio, em um mesmo dia, a SuperVia precisou retirar da linha férrea uma vaca e três bezerros perto da estação Japeri, além de um cavalo, duas mulas e um filhote de égua entre as estações Comendador Soares e Austin, todos no ramal Japeri.

Fonte: SuperVia, 02/08/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima