Morre Fernando Mac Dowell

Morreu na noite de domingo o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, de 72 anos, devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio extenso. A informação foi publicada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, de “O Globo”. Mac Dowell era casado e pai de quatro filhos.

Mac Dowell dera entrada no hospital Vitória, na Barra da Tijuca, no dia 13. Em nota na última quarta-feira, o hospital informou que o paciente havia passado por angioplastia coronariana de emergência. Esse foi o segundo infarto que o vice-prefeito sofreu. O primeiro fora em 2007.

Preocupado com a mobilidade urbana, Mac Dowell esteve sempre à frente de projetos inovadores na área de transportes. Formado em engenharia civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1969, ele foi, nos anos 1970, diretor de Planejamento e Projetos do Metrô-Rio, responsável técnico pela implantação de 14 quilômetros da Linha 1 e 23 quilômetros da Linha 2. A repercussão internacional do seu trabalho à frente do metrô o levou a ser o primeiro latino-americano a integrar o Comitê Técnico da Union Internationale des Transportes Publicos, com sede em Bruxelas, em 1980.

No início da década de 1990, a convite do então governador Leonel Brizola, Mac Dowell coordenou estudos para a implantação da Linha Vermelha e para o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. No governo Marcello Alencar, foi subsecretário de Obras do estado.

Apesar de tantas atividades, ele nunca deixou de lado a paixão por ensinar. Foi docente livre em Engenharia pela UFRJ, professor titular do Instituto Militar de Engenharia (IME) e professor adjunto da Uerj e da PUC-Rio.

Embora tenha ocupado vários cargos no Executivo, Mac Dowell só entrou, efetivamente, para a política nos últimos anos, com a ajuda da deputada federal Clarissa Garotinho (PROS). Os dois se conheceram em 2011, durante uma audiência sobre o acidente com um dos bondes de Santa Teresa. Ele filiou-se ao PR e foi indicado pela deputada a candidato a vice-prefeito na chapa de Marcelo Crivella em 2016. Eleito para o cargo, assumiu também a Secretaria municipal de Transportes, onde permaneceu até janeiro de 2018. Em março, assumiu a liderança do recém-criado Conselho Consultivo Autoridade da Mobilidade e dos Transportes do Município do Rio de Janeiro (CAMTRJ), que tem a responsabilidade de regular as políticas de mobilidade urbana da cidade.

Aenfer

Na Aenfer, Mac Dowell se destacou participando do ciclo de palestras técnicas em 2012 e 2016.

0capa

Visão Técnica Sistêmica dos Transportes Públicos – Integração Descentralizada e Mobilidade Urbana e os Transportes Sobre Trilho, foram os temas ministrados pelo engenheiro. O auditório estava sempre cheio em suas apresentações.

Em janeiro de 2017 Mac Dowell foi capa do jornal Aenfer, edição nº 175, onde recebeu em seu gabinete a nossa equipe para uma entrevista. Na ocasião, como secretário de Transportes da cidade do Rio de Janeiro, apresentou seus planos para o transporte carioca. Ele permaneceu na pasta até o mês de janeiro de 2018. Em março, assumiu a liderança do recém-criado Conselho Consultivo Autoridade da Mobilidade e dos Transportes do Município do Rio de Janeiro (CAMTRJ), que tem a responsabilidade de regular as políticas de mobilidade urbana da cidade.

Fonte: Jornal Extra, 21/05/2018 e Aenfer

 

Deixe um comentário

Rolar para cima