Ponta Porã pode estar em rota da ferrovia bioceânica

Ponta Porã pode ser incluída na rota ferroviária que liga Mato Grosso do Sul ao Paraná. Ainda no dia 1º de fevereiro, o projeto foi tema de uma reunião na Prefeitura do município, quando técnicos do Ministério da Integração Nacional apresentaram ao prefeito Hélio Peluffo projeto ´Ferro Guarani´, criando um eixo de ferrovia ligando Porto Murtinho-Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, a Cascavel (PR).

A ferrovia ligaria os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná ao Paraguai, Chile e Argentina. Criando uma nova rota de escoamento da produção entre os estados e países, barateando custos e alavancando o desenvolvimento do Centro Oeste.

O projeto deve ser apresentado nos próximos dias 12 e 13, em Brasília. As ligações previstas são um  ponto de entroncamento ferroviário em Tacuru, unindo regiões do Paraguai e Brasil com destino ao Chile, ligando dois oceanos e barateando o custo do transporte e gerando desenvolvimento para os quatro países, em ferrovias brasileiras, argentinas e chilenas, transpassando pelo território Paraguaio, assim denominada Ferrovia de Integração Ferro-Guarani.

Além de Ponta Porã, o projeto traria benefícios para cidades próximas como Dourados. Com entreposto de cargas no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, e Itahum, em Dourados.

O trajeto de viagem das commodities de Mato Grosso do Sul até o mercado asiático podem ser reduzidos em até 17 dias, com embarque nos portos do Chile. O Paraguai já está pavimentando o trecho de 600 quilômetros da rota que corta seu território, podendo tornar as negociações mais fáceis.

Estavam presentes na reunião além do prefeito Hélio Peluffo, o vice-prefeito Caio Augusto, vereador presidente da Câmara Municipal, Roni Lino, secretários municipais Ricardo Soares (Procuradoria Jurídica), Dulce Manosso (Administração), vereadores Annie Espíndola e Vanderlei Avelino.

Fonte: Capital News, 07/02/2020

Deixe um comentário

Rolar para cima