Witzel vai enviar projeto à Alerj para socorrer concessionárias como MetrôRio e Supervia

O governador Wilson Witzel vai enviar na próxima semana à Assembleia Legislativa (Alerj) um projeto de lei para socorrer as concessionárias de transporte público. Empresas como o MetrôRio e a SuperVia vêm alertando para o risco de interromperem os serviços por causa do impacto da pandemia sobre o fluxo de passageiros – só o MetrôRio acumulou um prejuízo de R$ 94,8 milhões entre março e maio.

Witzel e seu secretário de transportes, Delmo Pinho, se reuniram na noite de quarta-feira com o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, para discutir o problema da concessionária. No encontro, Witzel disse que prepararia um novo projeto.

Será uma segunda tentativa de socorro. Em maio, Witzel apresentou um projeto com proposta semelhante, mas, sem apoio entre os deputados, o próprio governo decidiu retirá-lo. Aquele projeto previa usar transferências do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da União para dar capital de giro às empresas, antecipando pagamentos como o do subsídio do Bilhete Único Intermunicipal.

Agora, embora Witzel enfrente fragilidade política ainda maior, já que é alvo de um processo de impeachment, a situação das concessionárias deteriorou. O MetrôRio estima que seu caixa ficará negativo no fim do mês que vem e que uma injeção de pelo menos R$ 150 milhões sejam necessários para a concessionária atravessar o curto prazo.

Em maio, além da fragilidade política de Witzel, também pesou o temor dos deputados de aprovarem um texto que, durante a pandemia, destinasse recursos a empresas. Mas o deputado Dionisio Lins (PP), presidente da Comissão de Transportes da Alerj, afirma que hoje há um grau de sensibilidade maior dos parlamentares para o risco de paralisação dos serviços. Segundo ele, ainda não se sabe qual desenho terá o socorro.

 Fonte: O Globo, 16/07/2020

Deixe um comentário

Rolar para cima