Aenfer recebe resposta do ICMBio

A Aenfer enviou no dia 17 de março/2021, carta ao presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Fernando Cesar Lorencini, sobre sua preocupação a respeito do leilão dos trens do Corcovado que iria ser realizado de forma precipitada.

Considerando que os carros de passageiros, substituídos por outros novos, ainda se encontram em bom estado de uso, poderiam ser utilizados na reativação de outros trens turísticos em estudo pelo Ministério da Infraestrutura/MINFRA, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários/ANTF, implementando a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário/PEF-RJ, a serem geridos a curto prazo pela Secretaria de Estado de Transportes do RJ, como a reativação da E. F. Mauá entre Guia de Pacobaíba / Bongaba e Piabetá – primeira Estrada de Ferro do Brasil inexplicavelmente esquecida por diversas  administrações – o Trem Turístico da Mata Atlântica entre Angra dos Reis e Lídice, o Expresso Imperial entre Vila Inhomirim e Alto da Serra de Petrópolis e o de Conservatória a Valença.  

O ICMBio atendeu a solicitação da Aenfer e de outras entidades que também se manifestaram contra o leilão solicitando o cancelamento e recebeu no dia 26/04/2021 carta do presidente daquela entidade conforme transcrevemos abaixo:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

GABINETE DA PRESIDÊNCIA

Ofício SEI nº 405/2021-GABIN/ICMBio

Brasília/DF, 23 de abril de 2021

 

Ao Senhor

MARCELO FREIRE DA COSTA

Presidente

Associação de Engenheiros Ferroviários

Av. Presidente Vargas, 1733 / 6 ° andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

20210-030

 

Assunto: Leilão dos Carros de Passageiros da E. F. Corcovado.

Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo n° 02070.001950/2021-96.

       

          Senhor Presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários,

 

  1. Cumprimentando-o, cordialmente, fazemos referência à Carta 008/2021 [SEI nº 8577016], solicitando a reavaliação do leilão nº 01/2021, que tem por objeto a alienação de 5 (cinco) carros de passageiros que operaram o Trem Turístico da Estrada de Ferro do Corcovado, desde 1970, no Parque Nacional da Tijuca/ICMBio, com data prevista para realização no dia 31/03/2021.
  2. Salientamos que tal preocupação fora levantada por outras associações em diferentes cartas encaminhadas a este Instituto. Em uma das correspondências, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – SETUR solicitou a suspensão do leilão referente às composições ferroviárias do Trem do Corcovado e a doação de tais composições ao estado do Rio de Janeiro, tendo em vista  a importância  histórica e cultural dos vagões.
  3. Sobre a proposta oriunda da SETUR, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio manifestou-se pela concordância com a doação, comunicando que os procedimentos internos estavam em andamento para concretizar a doação, como é possível constatar por meio do Ofício n. 299/2021 GABIN/ICMBio (anexo); e neste momento aguarda manifestação por parte da Secretaria para dar continuidade aos trâmites burocráticos.
  4. Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para informações e esclarecimentos que se fizerem necessários.

 

          Atenciosamente,

 

FERNANDO CESAR LORENCINI

Presidente

 

3 comentários em “Aenfer recebe resposta do ICMBio”

  1. Pingback: ทริคควรรู้ในการเล่นเกมค่าย Manna Play

  2. Pingback: ข่าวบอล

  3. Pingback: faw99 สล็อต

Deixe um comentário

Rolar para cima