Metrô: concessionária faz perícia

De acordo com a LinhaUni, cavidade foi aberta paralela à Marginal Tietê, na via local. Trabalhos devem durar uma semana. Quase três semanas após o acidente, causas permanecem desconhecidas.

A concessionária responsável pela obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, disse nesta sexta-feira (18), por meio de nota, que iniciou trabalhos de perícia para conferir a integridade da rede de transmissão de energia.

Para isso, uma cavidade foi aberta paralela à Marginal Tietê, na via local. Os trabalhos devem durar uma semana.

Quase três semanas após o rompimento de uma tubulação de esgoto inundar a escavação da obra e abrir uma cratera na pista local da Marginal, as causas do acidente permanecem desconhecidas.

O Ministério Público também está com um inquérito aberto para apurar as causas e responsabilidades do acidente. Engenheiros responsáveis pela obra irão prestar depoimento nas próximas semanas.

A empresa Acciona, líder do consórcio que constrói a linha, também investiga o que provocou o acidente, mas avalia que toda a parte eletrônica dos tatuzões, equipamentos responsáveis pela escavação de túneis e que estão submersos na água suja após atingir o supertúnel da Sabesp, foi perdida. Um tatuzão custa, em média, US$ 30 milhões.

Técnicos continuam monitorando a estabilidade da área e uma mistura de cimento com água está sendo usada para preencher eventuais frestas e fissuras que são encontradas após o rompimento do supertúnel de esgoto que passava acima do trajeto feito pelo tatuzão.

Na última semana, o nível de água suja nos poços voltou a subir, o que indicava que mais esgoto continuava a entrar no local.

Fonte: https://g1.globo.com, 18/02/2022

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