MENSAGEM DA DIRETORIA

Caro Associado:
É com prazer que passamos a nos comunicar com você através deste canal – a Área do Associado, dentro do nosso site. Em um mundo cada dia mais interligado entre pessoas e instituições, os meios eletrônicos se destacam.

No passado as pessoas se comunicavam apenas quando se encontravam – o Correio permitiu a permuta de correspondências e mensagens entre as pessoas; a telegrafia facilitou a comunicação aqui mesmo no meio ferroviário ligando estações e composições ferroviárias. Mais tarde a comunicação por voz uniu as pessoas; um pouco mais perto do nosso tempo a comunicação se tornou mais visual até que a internet e os aparelhos eletrônicos de que dela se servem – computadores, celulares, GPS – criou a facilidade dos nossos dias.
Na AENFER, a partir de agora, iremos nos comunicar por este canal que estará
disponível em seus computadores ou celulares – na palma da sua mão! Já não mais dependeremos do papel ou ligações telefônicas. Convidamos você a se antenar diariamente com a nossa Associação. Aqui, além de comunicados que interessam diretamente a você ferroviário ou não, na ativa ou aposentado, estarão disponibilizadas notícias do modal ferroviário, principalmente no âmbito do nosso Brasil. Em qualquer dia e horário poderemos estar em contato. Para isso é importante que mudemos nossos hábitos; antes a notícia vinha até nós, hoje nós é que corremos atrás da notícia.
Desfrute deste instrumento, mantenha-se conectado, faça contato conosco: é muito simples – por mensagens, imagens, troca de opiniões. O site da AENFER não é uma linha singela, é um ramal de vias duplas. Aproveite e trafegue conosco!
A DIREÇÃO
Agosto de 2022

FAEF encaminha carta ao MTP

A Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários – Faef com o apoio da Aenfer, encaminhou correspondência ao Ministério do Trabalho e Previdência a respeito do pagamento às pensionistas ferroviárias dos benefícios que lhes são devidos, segundo a Portaria 992 DIRBEN. Segue abaixo, documento enviado

0 Carta 024 FAEF 2022 ME & MTP Pensionistas

Banquete cultural no Primeiro Concurso Aenfer de Poesia

A manhã do dia 28 de junho foi de celebração e grandes emoções na Aenfer, com a entrega da premiação do Primeiro Concurso Aenfer de Poesia.

O evento aconteceu no auditório da Aenfer e contou com a presença de associados e amigos que conheceram os vencedores e suas poesias.

Participaram do concurso associados e seus dependentes que enviaram poemas e esses foram analisados pela comissão julgadora formada pelo presidente do Trem do Corcovado e secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro Savio Neves, pelas poetisas, médica Juçara Valverde e arquiteta Lydia Simonato, ambas da Academia Brasileira de Médicos Escritores e pela presidente da Fundação Amélia Dias e conselheira da Aenfer Telma Regina Jorge da Silva.

Enviaram poesias os seguintes associados ou dependentes: Angélica Lino, Antonio Carlos Dias Pastori, Antônio Carlos Soares Pereira, Cátia Maria Cavalcanti, Luiz Fernando Dias Aguiar, Maurício Fernandes Gomes de Souza, Wania de Barros Martins e Yara Maria Guimarães Assis Rezina. (Veja no final desta matéria a relação de todas as poesias)

A Poesia e a Ferrovia foi o tema do concurso, que teve como objetivo disseminar o interesse pela ferrovia, pelo transporte sobre trilhos e promover a preservação da memória ferroviária, além de incentivar o prazer de ler e escrever, bem como seu amor pela ferrovia.

Os três primeiros colocados receberam como prêmio, o troféu Dario Bittencourt, em homenagem ao saudoso poeta ferroviário, ex-diretor e conselheiro da Aenfer, o livro “Ditos por não Ditos”, da autora Lydia Simonato e “O trem e o imaginário”, também de Lydia e Juçara Valverde.

Premiação

Os prêmios foram entregues pelo presidente da Aenfer, engenheiro Marcelo Freire da Costa, pelo vice-presidente Fernando Albuquerque pela filha e ex-esposa do poeta Dario Bittencourt, Bárbara Bittencourt e Ângela Brandão.

Recebeu o prêmio pelo terceiro lugar a conselheira da Aenfer, engenheira Cátia Maria Cavalcanti Pereira, com o poema: “As paralelas e o amor”. Confira o poema terceiro lugar As Paralelas e o amor

O segundo lugar ficou com o também conselheiro da Aenfer, economista Antonio Pastori.

A associada, neurocientista Wania de Barros Martins levou o primeiro lugar com o poema “Exaltação ao Trem”. A vencedora recebeu o prêmio e muito emocionada agradeceu pela oportunidade de estar num ambiente como a Aenfer, onde teve a oportunidade de reencontrar amigos.

Aos demais poetas participantes, foram entregues certificados de participação. Estiveram presentes recebendo o certificado, os associados Luiz Fernando Dias Aguiar, Maurício Fernandes Gomes de Souza e Yara Maria Guimarães Rezina.

Presidente da Faef faz live

A Engª Clarice Soraggi participou de live com a jornalista Silmara Reis.

Sávio Neves é o novo secretário de turismo

Um dos maiores empresários do segmento turístico do Rio de Janeiro, Sávio Neves abraça mais um desafio: ele assumiu a pasta do governo do Estado como secretário de Turismo.

Presidente do Trem do Corcovado, da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais – ABOTTC e da Academia Ferroviária de Letras – AFL, Sávio Neves é engenheiro, associado da Aenfer e este ano recebeu a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, edição 2021.

 

 

 

Rolar para cima