Carta Aberta ao governador pede o cancelamento da concessão da Supervia

 

Diante da situação calamitosa do sistema ferroviário fluminense e dos problemas constantes que afetam a qualidade de vida dos usuários de trens no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, colocando em perigo, inclusive, a segurança de milhares de cidadãos, integrantes do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana – um coletivo de organizações que defendem o direito à mobilidade urbana sustentável e democrática -, juntamente com diversas entidades, associações, federações e sindicatos – entre eles o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RJ) – e a Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER) , entregaram no dia 1º de dezembro, às 14h30, no Palácio Guanabara, uma “Carta Aberta” endereçada ao Governador Cláudio Castro. Na Carta, as instituições cobram que o poder público estadual retome o controle da operação do serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que, só no mês de novembro, houve dois acidentes no sistema ferroviário do Grande Rio: o primeiro no dia 13, quando dois carros de passageiros de trem colidiram, na estação de Madureira; e outro no dia 23, quando um trem descarrilou na altura da estação Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O Fórum 

O Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é uma iniciativa que reúne diversos atores sociais, como gestores públicos, entidades de classe, organizações não governamentais, universidades e empresas, para discutir e propor soluções para os problemas de transporte e mobilidade na região. Entre as principais ações do Fórum, destacam-se:

– A realização de seminários, debates, oficinas e audiências públicas sobre temas relevantes para a mobilidade urbana, como planejamento integrado, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, segurança e participação social.
– A elaboração de diagnósticos, estudos, pesquisas e propostas técnicas para subsidiar a formulação e a implementação de políticas públicas de mobilidade urbana na região metropolitana.
– A articulação e o fortalecimento de redes e parcerias entre os diferentes setores envolvidos na questão da mobilidade urbana, buscando promover o diálogo, a cooperação e a convergência de interesses e objetivos.

– A defesa e a promoção dos direitos dos usuários do transporte público coletivo, como qualidade, eficiência, integração, tarifa justa e controle social.

– A sensibilização e a mobilização da sociedade civil para a participação ativa e crítica nas decisões sobre a mobilidade urbana, estimulando o exercício da cidadania e da democracia participativa.

 

Leia a íntegra da Carta Aberta entregue ao governador: 

 

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CLÁUDIO BONFIM DE CASTRO E SILVA

 

SUPERVIA COLOCA EM RISCO A VIDA DE SEUS USUÁRIOS

 

Sr. Governador,

 

O Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito da ALERJ – CPI dos Trens, publicado em 10 de outubro de 2022, aponta uma série de graves problemas que afetam o Sistema de Trens de Passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, concedido há 25 anos à empresa Supervia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A.: falta de manutenção da via permanente, resultando trilhos e dormentes em péssimas condições; deficiência grave na sinalização; falta de segurança para passageiros e funcionários; atrasos e interrupções frequentes; falta de acessibilidade para pessoas com deficiência; acúmulo de lixo e construções irregulares na faixa de domínio. Some-se a isso a flagrante inoperância da agência reguladora AGETRANSP.

Passado pouco mais de um ano, os problemas continuam se agravando, como comprovam o descarrilamento ocorrido no dia 21/11/2023, em Comendador Soares, e o choque entre composições em Madureira, acontecido na semana anterior.

Considerando que o Artigo 175 da Constituição Brasileira estabelece que incumbe ao poder público a prestação de serviços públicos; considerando a situação de abandono em que se encontra o Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros da RMRJ; e, por fim, considerando o risco iminente de uma tragédia de grandes proporções neste mesmo Sistema, as entidades abaixo vêm publicamente endereçar ao Governador do Estado do Rio de Janeiro um pedido veemente de que o poder público estadual reassuma o controle da operação do Serviço Público de Trens de Passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Rio de Janeiro, 1º de dezembro de 2023

 

FMU – Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

FAM/RIO – Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro

Clube de Engenharia

MDT – Movimento em Defesa dos Trens

CREA/RJ – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro

SENGE/RJ – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro

AENFER – Associação de Engenheiros Ferroviários

GFPF – Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária

AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária

PTM – Por Um Trem em Movimento

Prefeitura de Japeri

Nota de Falecimento

É com pesar que a Aenfer  comunica o falecimento do engenheiro Waldemar Pires Ribeiro.

O engenheiro foi presidente da Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina – AEEFL, vice-presidente da Associação de Engenheiros da Administração Geral da RFFSA – AEAG e Conselheiro da AENFER.

 

Nota de Falecimento

É com pesar que a AENFER informa o falecimento de seu associado, o engenheiro civil Emerson José Melo da Silva, aos 75 anos de idade, oriundo do Rio de Janeiro

O eng. Emerson foi diplomado pela Escola de Engenharia da UFRJ em 1971, ingressou na AECB – Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Central do Brasil em 22.02 1972, aonde foi Diretor. Também foi Presidente da AEAG – Associação de Engenheiros da Administração Geral da RFFSA no período 1990 a 1992 e um dos fundadores da AENFER.

Velório e Cremação:

Cemitério da penitência

Data 17/10

Rua Monsenhor Manoel Gomes 307 – Caju
Velório às 11:30h – Capela 1
Cremação às 14:30h

Diretoria AENFER

 

Primeira reunião sobre negociações do ACT 2023/2024

A Aenfer, com o objetivo de informar seus associados e toda a categoria interessada, comunica que foi realizada no dia 20 de julho, reunião através de videoconferência, presidida pelo superintendente de Gestão de Pessoal da INFRA S.A Cleber Dias da Silva, com a participação da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF e Sindicatos para a rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024.

Nesta primeira reunião foi oferecido pelo órgão federal 3,06% de reajuste, o que foi negado pela categoria.

Uma próxima reunião está marcada para o mês de agosto em busca de uma nova proposta.

_________________________________________________________________________________________________

 

Aniversariantes de abril e maio

 

A Aenfer reuniu os associados no dia 12 de maio no Restaurante Come Kéto, na Tijuca, para comemorar o aniversário dos associados que nasceram nos meses de abril e maio.

Essa foi a segunda confraternização do ano e o local já virou o novo point dos associados que aprovaram o lugar escolhido, que oferece uma comida de boa qualidade, ambiente agradável e dá 10% de desconto aos associados.

Através da doação de um associado, a Aenfer sorteou dois brindes: o primeiro foi um réplica de um carro de passageiros da EFCB em homenagem ao dia dos ferroviários comemorado no dia 30 de abril. A contemplada foi a associada Marlina Paixão. O outro brinde foi para a associada Cilene Andrade que recebeu chocolates da Kopenhagen em homenagem ao dia das mães, celebrado no dia 14 de maio.

Para a Aenfer, o encontro representou um momento muito especial e que demonstra o carinho e a união da classe.

 

 

___________________________________________________________________________________

Fundação Refer realiza palestra na Aenfer

 

A Fundação Refer esteve na sede da Aenfer, atendendo ao convite da presidente da Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários – FAEF, engenheira Clarice Soraggi.

O encontro aconteceu nesta terça-feira 18/04/2023 e teve como objetivo esclarecer o atual quadro da Fundação.

O presidente do Conselho Deliberativo da Refer, Claudio Belini, o diretor-presidente Ronaldo Magalhães e a diretora Financeira Claudia Ávidos Pereira expuseram a realidade atual da Refer e os resultados da Diretoria atual, pontuando alguns pontos polêmicos e estratégicos, além de decisões que tiveram que tomar para buscar o equilíbrio financeiro de alguns planos da Refer.

Na ocasião, muitas dúvidas e questionamentos foram levantados pelo público presente.

A palestra foi transmitida ao vivo pelo Youtube e a imagem dos trabalhos apresentados ao público presente não ficaram nítidas para quem estava acompanhando pelo canal.

Disponibilizamos abaixo o material apresentado pelo diretor-presidente Ronaldo Magalhães e pela diretora Financeira Claudia Ávidos Pereira

ENCONTRO TECNICO NA F A E F – Por Ronaldo Magalhães

Apresentação FAEF VF – Por Claudia Ávidos Pereira

__________________________________________________________________________________________

AENFER participa de evento no IBAPE-RJ

 

O vice-presidente da AENFER , engº Helio Suêvo Rodriguez, esteve no  Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro –  IBAPE-RJ . Ele prestigiou o coquetel de comemoração dos 70 anos de fundação daquele instituto. O evento ocorreu no dia 09 de março, no auditório do IBAPE-RJ, Av. Rio Branco, 173, 4º andar, Rio de Janeiro.

Na ocasião, Helio Suêvo entregou ao presidente da instituição Tercio Cesar de Queiroz Filho, as duas edições da Revista AENFER.

______________________________________________________________________________________

Nota de Falecimento

Informamos o falecimento do nosso associado João Campos de Faria, aos 87 anos, ocorrido no dia 28 de janeiro. Ele era pai da nossa também associada, arquiteta Emília Farias do Santos. A Aenfer se solidariza com a família nesse momento de dor.

_______________________________________________________

 

Crea-RJ prestigia evento realizado na AENFER

Condecoração Engº Paulo de Frontin Ano XXIV – 2022

Veja a lista dos nomes que já receberam essa homenagem que foi criada pela Aenfer para valorizar os profissionais e personalidades que lutam ou lutaram pelo desenvolvimento e progresso da ferrovia do Brasil e o estatuto da Condecoração nos links abaixo:

Agraciados Ontem e Hoje ORDEM ALFA (2021)

 

_______________________________________________________________________________________

Confraternização de Natal da Aenfer

Para encerrar o ano em grande estilo, associados e amigos da Aenfer estiveram reunidos no tradicional almoço de confraternização realizado no dia 08 de dezembro/22. O evento aconteceu no restaurante do Windsor Hotel, no Flamengo, Zona Sul do Rio e foi mais uma oportunidade de rever os amigos que juntos trabalharam por muitos anos.

Vale um destaque para os grupos MAR – Mulheres Animadas da RFFSA, da associada Maria de Oliveira e Peixinhos, liderado pelo associado Ronaldo Bacha, que animaram o espaço especialmente reservado para receber os convidados.

O presidente da Aenfer, engenheiro Marcelo Costa, agradeceu a presença daqueles que prestigiaram o momento e lembrou a importância da união de todos, ressaltando que juntos podemos alcançar nossos objetivos com êxito e que a nossa Associação mantém a sua luta pela preservação dos direitos dos ferroviários.

A alegria estava em cada olhar e foi nesse espírito natalino que a Aenfer, em forma de agradecimento, sorteou brindes, alguns com o patrocínio da corretora Berty – THB Group entre os participantes, para finalizar sua programação festiva de 2022.

Registramos alguns momentos

                 

Nota de Falecimento

É com pesar que a Aenfer  comunica o falecimento do nosso associado, engenheiro Milton de Freixo Lobo, aos 93 anos, ocorrido no dia 01 de dezembro (quinta-feira passada).

O engenheiro foi presidente da Associação de Engenheiros da AEAG-RFFSA no período de 1982 a 1984. Participou do quadro associativo da AECB, tendo ingressado em 22/04/1980. Trabalhou na Leopoldina e AEAG.

O associado deixou dois filhos e viúva.

Nossos sinceros sentimentos à família

Nota de Falecimento

É com pesar que a AENFER informa o falecimento de seu associado engenheiro Gernando Fabiano dos Santos, aos 90 anos de idade, ocorrido na data de hoje, 27/11/2022, em Juiz de Fora.

O eng. Gernando era viúvo e deixa 01 filho, o engenheiro Claudio Marcio Bellini dos Santos, também associado da AENFER.

Informamos que o sepultamento será realizado amanhã, 28/11/2022, em Juiz de Fora, no Cemitério Parque da Saudade, às 11:30 horas.

Obs.: Informamos que o engenheiro Gernando faz parte do Pecúlio.

Atenciosamente

Diretoria AENFER

Falecimento

É com pesar que a AENFER informa o falecimento de seu associado engenheiro Adelio Nogueira Vila aos 78 anos de idade, no dia 21/11/2022.

Engenheiro Mecânico, formado na Faculdade Souza Marques, trabalhou na RFFSA – AG, ingressou no quadro associativo da AECB em 22 de novembro de 1983, era casado e deixou um filho.

Atenciosamente

Diretoria AENFER

Palestra sobre Mobilidade Urbana

A Aenfer, representada pelo vice-presidente Helio Suêvo, apresentará Palestra Técnica sobre o tema: “Mobilidade Urbana” no dia 6 de dezembro às 9:30h no auditório da SEAERJ, durante a Semana da Engenharia.

Palestra presencial e online, pelo site da SEAERJ – www.seaerj.org.br

Resultado das Eleições

A AENFER realizou eleição para renovação do terço dos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o período Janeiro/2023 até Janeiro/2026.

Confira o resultado abaixo:

https://aenfer.com.br/wp-content/uploads/2022/11/ELEICOES-2022-RESULTADO.docx-225×300.jpg

Notas de Falecimentos

  • É com pesar que a Aenfer informa o falecimento na data de hoje – 11 de novembro, do nosso associado, engenheiro José Fernando Lobo Benevides, em Nova Friburgo. Fernando Benevides era oriundo da extinta Flumintrens. O sepultamento será amanhã às 13 horas, no Cemitério Trilha do Céu, em Nova Friburgo. Nossos pêsames à família.
  • Informamos também com muito pesar o falecimento da senhora Zulmira Reis Mendonça, mãe da nossa jornalista e amiga Silmara Reis Mendonça, ocorrido hoje, 11 de novembro.
    Os mais sinceros sentimentos a Silmara e à família, da diretoria e colegas da Aenfer.

Eleições Aenfer

Circular Nº. 011/2022

Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2022

Prezado (a) associado (a)

O sucesso alcançado na realização das últimas eleições nos motivou a continuar no mesmo caminho para garantir o funcionamento e perenidade de nossa Associação.

Na linha adotada pelo Conselho Deliberativo da AENFER, órgão máximo da Entidade, em sua 334ª reunião, de 19/01/2021, ainda visando a preservação de nossos associados, face à elevada faixa etária de muitos e ainda a precária atuação dos Correios, decidiu-se pela manutenção da mesma forma de realização da Eleição, nos moldes das executadas no período da Pandemia, tanto em relação às candidaturas quanto à forma de votação, que será via meio eletrônico.

Sendo assim e de acordo com o disposto na alínea “a” do Artigo 17) do Estatuto da AENFER, de 03 a 10 de novembro próximo será realizada eleição para eleger os novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o período Janeiro/2023 até Janeiro/2026.

Os Artigos. 65) e 67) estabelecem, respectivamente, que as candidaturas para o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, terão que ser apresentadas ao Vice-Presidente responsável pela Área Administrativa com antecedência mínima de 30 (trinta) dias antes da realização da Assembleia Geral Ordinária, ou seja, até às 16 horas do dia 10/10/2022.

O Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal têm as seguintes composições:

CONSELHO DELIBERATIVO:

É constituído de 27 (vinte e sete) membros, com mandato de 3 (três) anos, havendo renovação anual de 09 (nove) membros (6 associados efetivos e 3 associados especiais) e de todos os suplentes.

CONSELHO FISCAL:

É constituído de 03 (três) membros, sendo (2) dois associados Efetivos e  um (1) associado Especial, os quais terão mandato de três (3) anos com renovação de 01(um) membro, a cada ano.

Neste ano, a candidatura a 1 (uma) vaga no Conselho Fiscal deverá pertencer, preferencialmente, à categoria de associado Especial, observando-se o parágrafo 2º do Artigo 67, do Estatuto.

Esclarecemos que as candidaturas para os  Conselhos Deliberativo e Fiscal têm que ser apresentadas, individualmente, mediante solicitação encaminhada para o e-mail: aenfer.eleicao1122@aenfer.com.br, até o dia 10/10/2022.

De acordo com o parágrafo 1º do Artigo 67, não poderão ser candidatos ao Conselho Fiscal os associados que tenham feito parte do Conselho Deliberativo ou do Colegiado, no último ano social.

Os associados especiais poderão exercer o amplo direito de voto, mas só poderão ser votados para as respectivas vagas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal.

De acordo com o Artigo 69, somente poderão se candidatar aos cargos eletivos, os associados Efetivos e/ou Especiais que:

  1. estejam em dia em todas as suas obrigações com a AENFER;
  2. sejam associados da AENFER há pelo menos 06 (seis) meses;
  3. não tenham perdido o mandato eletivo da AENFER, por falta, no ano anterior à eleição;
  4. não estar no exercício de cargo superior de direção de 1º (primeiro) ou 2º (segundo) escalão da Empresa na qual for empregado.

Concurso AENFER de Fotografia

Você que é nosso associado, participe do Concurso AENFER de fotografia.  Nosso objetivo é disseminar o interesse pela ferrovia e pelo transporte sobre trilhos, além de incentivar o desenvolvimento cultural de seus associados. Inscrições vão até o dia 07 de novembro/22.
Veja o regulamento na homepage e inscreva-se!

CONDECORAÇÃO ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN 2022

A Diretoria da Aenfer tem a honra de comunicar à V.Sa. que foi iniciado o processo de escolha dos agraciados da Condecoração Engº Paulo de Frontin – Ano XXIV – 2022.

O prazo de recebimento das propostas dos associados será até o dia 14/10/2022, impreterivelmente. o associado deverá encaminhar a sua proposta para o e-mail condecoracao2022@aenfer.com.br e, em caso de dificuldades, entregar na Secretaria da AENFER.

A Ficha Proposta para a Concessão da Condecoração está sendo encaminhada pelo e-mail condecoracao2022@aenfer.com.br

Veja a lista dos nomes que já receberam essa homenagem que foi criada pela Aenfer para valorizar os profissionais e personalidades que lutam ou lutaram pelo desenvolvimento e progresso da ferrovia do Brasil e o estatuto da Condecoração nos links abaixo:

Agraciados Ontem e Hoje ORDEM ALFA (2021)

NOVO ESTATUTO CEPF Proposta 2021 de revisão do Estatuto Período Pandemia PF

MENSAGEM DA DIRETORIA

Caro Associado:
É com prazer que passamos a nos comunicar com você através deste canal – a Área do Associado, dentro do nosso site. Em um mundo cada dia mais interligado entre pessoas e instituições, os meios eletrônicos se destacam.

No passado as pessoas se comunicavam apenas quando se encontravam – o Correio permitiu a permuta de correspondências e mensagens entre as pessoas; a telegrafia facilitou a comunicação aqui mesmo no meio ferroviário ligando estações e composições ferroviárias. Mais tarde a comunicação por voz uniu as pessoas; um pouco mais perto do nosso tempo a comunicação se tornou mais visual até que a internet e os aparelhos eletrônicos de que dela se servem – computadores, celulares, GPS – criou a facilidade dos nossos dias.
Na AENFER, a partir de agora, iremos nos comunicar por este canal que estará
disponível em seus computadores ou celulares – na palma da sua mão! Já não mais dependeremos do papel ou ligações telefônicas. Convidamos você a se antenar diariamente com a nossa Associação. Aqui, além de comunicados que interessam diretamente a você ferroviário ou não, na ativa ou aposentado, estarão disponibilizadas notícias do modal ferroviário, principalmente no âmbito do nosso Brasil. Em qualquer dia e horário poderemos estar em contato. Para isso é importante que mudemos nossos hábitos; antes a notícia vinha até nós, hoje nós é que corremos atrás da notícia.
Desfrute deste instrumento, mantenha-se conectado, faça contato conosco: é muito simples – por mensagens, imagens, troca de opiniões. O site da AENFER não é uma linha singela, é um ramal de vias duplas. Aproveite e trafegue conosco!
A DIREÇÃO
Agosto de 2022

REFER – PECÚLIO POR MORTE

Você sabia que quando do falecimento dos Participantes ou Assistidos é assegurado aos indicados um benefício na forma de pagamento único, a título de Pecúlio por Morte? Esse pecúlio a ser rateado em partes iguais entre os beneficiários tem  o seu valor total equivalente a 5 (cinco) vezes o Salário Real de Benefício do Participante . O beneficiário do Pecúlio por Morte não precisa ser necessariamente o dependente legal, pode ser qualquer pessoa que o participante ou assistido indicar. Por tanto, atualize seus dados cadastrais e, se for o caso, indique os beneficiários de seu pecúlio, através do site da REFER, no espaço do Participante ou entre em contato com a área de relacionamento para esclarecer suas dúvidas. Contato Refer : 0800 709 6362,  e-mail relacionamento@refer.com.br

24/08/2022

FNTF libera novas informações sobre o Acordo Coletivo 2022

A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários aguarda, ainda, a liberação pela Valec da Ata conclusiva da reunião do último dia 18. Nova rodada ficou programada para o próximo 29 de agosto. Até aqui a VALEC ofereceu apenas 5% de reajuste, o que foi rejeitado pelos representantes sindicais.

Fonte: FERROVIA VEZ E VOZ

FAEF encaminha carta ao MTP

A Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários – Faef com o apoio da Aenfer, encaminhou correspondência ao Ministério do Trabalho e Previdência a respeito do pagamento às pensionistas ferroviárias dos benefícios que lhes são devidos, segundo a Portaria 992 DIRBEN. Segue abaixo, documento enviado

0 Carta 024 FAEF 2022 ME & MTP Pensionistas

Banquete cultural no Primeiro Concurso Aenfer de Poesia

A manhã do dia 28 de junho foi de celebração e grandes emoções na Aenfer, com a entrega da premiação do Primeiro Concurso Aenfer de Poesia.

O evento aconteceu no auditório da Aenfer e contou com a presença de associados e amigos que conheceram os vencedores e suas poesias.

Participaram do concurso associados e seus dependentes que enviaram poemas e esses foram analisados pela comissão julgadora formada pelo presidente do Trem do Corcovado e secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro Savio Neves, pelas poetisas, médica Juçara Valverde e arquiteta Lydia Simonato, ambas da Academia Brasileira de Médicos Escritores e pela presidente da Fundação Amélia Dias e conselheira da Aenfer Telma Regina Jorge da Silva.

Enviaram poesias os seguintes associados ou dependentes: Angélica Lino, Antonio Carlos Dias Pastori, Antônio Carlos Soares Pereira, Cátia Maria Cavalcanti, Luiz Fernando Dias Aguiar, Maurício Fernandes Gomes de Souza, Wania de Barros Martins e Yara Maria Guimarães Assis Rezina. (Veja no final desta matéria a relação de todas as poesias)

A Poesia e a Ferrovia foi o tema do concurso, que teve como objetivo disseminar o interesse pela ferrovia, pelo transporte sobre trilhos e promover a preservação da memória ferroviária, além de incentivar o prazer de ler e escrever, bem como seu amor pela ferrovia.

Os três primeiros colocados receberam como prêmio, o troféu Dario Bittencourt, em homenagem ao saudoso poeta ferroviário, ex-diretor e conselheiro da Aenfer, o livro “Ditos por não Ditos”, da autora Lydia Simonato e “O trem e o imaginário”, também de Lydia e Juçara Valverde.

Premiação

Os prêmios foram entregues pelo presidente da Aenfer, engenheiro Marcelo Freire da Costa, pelo vice-presidente Fernando Albuquerque pela filha e ex-esposa do poeta Dario Bittencourt, Bárbara Bittencourt e Ângela Brandão.

Recebeu o prêmio pelo terceiro lugar a conselheira da Aenfer, engenheira Cátia Maria Cavalcanti Pereira, com o poema: “As paralelas e o amor”. Confira o poema terceiro lugar As Paralelas e o amor

O segundo lugar ficou com o também conselheiro da Aenfer, economista Antonio Pastori.

A associada, neurocientista Wania de Barros Martins levou o primeiro lugar com o poema “Exaltação ao Trem”. A vencedora recebeu o prêmio e muito emocionada agradeceu pela oportunidade de estar num ambiente como a Aenfer, onde teve a oportunidade de reencontrar amigos.

Aos demais poetas participantes, foram entregues certificados de participação. Estiveram presentes recebendo o certificado, os associados Luiz Fernando Dias Aguiar, Maurício Fernandes Gomes de Souza e Yara Maria Guimarães Rezina.

Sávio Neves é o novo secretário de turismo

Um dos maiores empresários do segmento turístico do Rio de Janeiro, Sávio Neves abraça mais um desafio: ele assumiu a pasta do governo do Estado como secretário de Turismo.

Presidente do Trem do Corcovado, da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais – ABOTTC e da Academia Ferroviária de Letras – AFL, Sávio Neves é engenheiro, associado da Aenfer e este ano recebeu a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, edição 2021.

Rolar para cima