18/09/2009 – Posse dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e a entrega da Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin

Foi realizada no dia 18 de setembro na sede da Aenfer a posse dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, triênio 2009 à 2012 e a entrega da Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin.

Durante a solenidade, compuseram a mesa a presidente da Aenfer Clarice Soraggi, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários Hélio de Souza Regato, presidente da Refer Marco André Marques Ferreira, vice-presidente do Crea-RJ Luiz Antônio Cosenza e a assessora da Secretaria de Cultura da prefeitura de Paulo de Frontin Elisa Moreira.

Dando início à solenidade, a presidente da Aenfer Clarice Soraggi, agradeceu e se sentiu honrada com a presença de todos num momento importante para a Associação e em nome dela e da Diretoria agradeceu os colegas que encerram seu mandato e hoje deixa a Aenfer temporariamente. Ela deu boas-vindas aos novos conselheiros que tomaram posse. Disse que a oxigenação e a renovação são sempre oportunas e sadias. Sobre os homenageados com a Condecoração engenheiro Paulo de Frontin, disse que o currículo de cada um, por si só, já representa sua história e deu efusivos cumprimentos a cada um. Após seu pronunciamento, foram convidados pela mestre de cerimônia, a diretora de Departamento Social, Telma Regina Jorge da Silva para assinarem o livro de posse do Conselho Deliberativo, a bibliotecária Ana Maria Câmpio Gomes, psicóloga Bina Burdman, engenheiro César Biaggio Fontelles, administradora Glória Maria Barbedo Marins Lima e os engenheiros José Antônio Duba, Luiz Antônio de Araújo Bordallo, Maria das Flores de Jesus Ferreira, Ramiro Ramos do Nascimento e Wilson Tadashi Shimura. Em seguida, o engenheiro Luiz Miguel de Lima Pimentel Pereira Gil, eleito ao Conselho Fiscal, foi convidado a assinar o livro de posse. Como conselheiro mais votado, foi convidado a fazer um pronunciamento em nome de todos, o engenheiro Wilson Tadashi Shimura. Ele destacou a chegada de mais três conselheiras que representam os associados não engenheiros, o que dá prosseguimento ao processo de abertura e democratização da entidade, ampliando e fortalecendo o quadro de associados. Shimura ressaltou que a Aenfer, como principal associação de engenheiros ferroviários, precisa se fortalecer com a participação cada vez maior daqueles que hoje se encontram afastados da entidade, sejam aposentados ou que estão na ativa.

Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin
Após a posse dos novos conselheiros, foi realizada a entrega da Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin. A premiação que acontece há 12 anos é uma forma de homenagear àqueles que se destacaram na defesa e valorização dos ferroviários e da ferrovia. O engenheiro Álvaro de Frontin Werneck, neto do patrono da engenharia ferroviária, fez um pronunciamento emocionante ao falar de seu avô, Paulo de Frontin e lembrou das suas principais obras, naquela época, consideradas ousadas.

Conheça os agraciados deste ano

Eng. Alvaro Gomes Barbosa
Nasceu em 31 de agosto de 1926. Formou-se em 5 de dezembro de 1952 em engenharia civil, pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou sua carreira na RFFSA, em 1º de janeiro de 1953, em Pernambuco. Seu primeiro cargo foi de estagiário, (operário de tração) em Maceió. Em 1959, recebeu a função de chefe do tráfego da Rede Ferroviária do Nordeste e depois foi chefe de transporte. Em 1960, foi designado para o cargo de diretor de operações. Em 1961 foi para Belo Horizonte chefiar o Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF). Seis meses depois, foi transferido para o Rio de Janeiro e trabalhou como assistente da Diretoria de Fiscalização do DNEF. Em 1974, foi nomeado diretor geral do DNEF. Foi diretor de planejamento da Engenharia Ferroviária, também chamada Ferrovia do Aço e em seguida, diretor de Administração da RFFSA. Em 1975 e 1976, presidente interino. Recebeu a Medalha do Mérito Mauá, e a Medalha do Pacificador, honraria que o exército concede. Alvaro é filho, neto e bisneto de ferroviário. Aposentou-se no Rio de Janeiro depois de 45 anos dedicados à ferrovia brasileira.

Francisco Mário Chiesa
Nasceu em 4 de outubro. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Paraná no ano de 1950. Foi admitido na Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, no Departamento de Obras, em 1951. Trabalhou em 1960 como engenheiro da Diretoria de Obras da Administração Geral da RFFSA. Em 1962, foi assessor do Diretor de Investimentos da RFFSA; 1965 – Chefe do Departamento Administrativo da Comissão de Unificação e Remodelação dos Transportes Ferroviários Suburbanos do Rio de Janeiro; 1968- Chefe da Assessoria do Presidente da RFFSA; 1969 – Membro do Conselho Consultivo da RFFSA; 1970 assumiu a presidência da Associação de Engenheiros da Administração Geral da RFFSA. Em 1973, foi consultor técnico do Geipot para o programa Corredores de Transporte; 1976 – Assessor do Diretor Comercial da RFFSA; 1978 – chefe da Divisão de Ação Comercial da RFFSA; 1980- Chefe da Auditoria Interna da RFFSA. Em 1982 foi nomeado Presidente do Conselho de Curadores da REFER. Em 1983 foi diretor de Segurança Industrial da RFFSA; 1987, continuou sendo Diretor da RFFSA em outra área e 1990 – vice-presidente e presidente da RFFSA.

Dentre os cursos feitos, ressaltamos o de Transporte de Mercadorias Perigosas no Centro Espanhol de Preservação de Danos e Perdas.

Recebeu várias honrarias como: Medalha do Mérito Ferroviário, concedida pelo Presidente da RFFSA; Medalha do Mérito Mauá, no Graú da Cruz de Mauá.

Isabel Cristina Junqueira de AndréaNasceu, em 1953, na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, em julho de 1975 e pós-graduou-se no curso MBA em Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões pela Fundação Getúlio Vargas, em setembro de 1999.

Sua trajetória profissional iniciou-se como estagiária na Administração Geral da Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, onde exerceu cargos de chefia e gerência. Foi Gerente de Telecomunicações, Chefe do Departamento de Sistemas e Superintendente Técnica. Aposentou-se como Coordenadora do Grupo de Trabalho do Arrendamento.

Seus trabalhos mais importantes na área de telecomunicações foram a campanha realizada a nível nacional, de redução dos custos de telecomunicações da RFFSA, a parceria com a EMBRATEL e outras concessionárias de serviços de telecomunicações para a implantação de cabos de fibras óticas ao longo do leito da via, tendo a empresa como contrapartida os equipamentos necessários a instalação de seus sistemas e a reserva de pares do cabo para seu uso exclusivo. Sua equipe técnica foi pioneira nos primeiros testes de viabilidade da implantação de sistema de telecomunicações via satélite na ferrovia, trabalho escolhido para ser demonstrado em exposição no Ministério dos Transportes, sob a égide do PBQP – Plano Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

Durante sua carreira fez cursos de gerência, destacando-se o de gerenciamento da manutenção ferroviária, realizado na Suécia, em 1994.

Sua participação em associações de classe começou cedo, na Associação dos Engenheiros da Administração Geral da RFFSA – AEAG, onde atuou como tesoureira e diretora social. A seguir, tornou-se associada da antiga Associação da Estrada de Ferro Central do Brasil – AECB e da Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina – AEEFL.

Na Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER, oriunda da fusão da AEAG, AECB e AECBTU, foi membro do Conselho Deliberativo por três mandatos, sendo em um deles, a conselheira mais votada. Exerceu a presidência no período 2002/2004 e representou a AENFER no Conselho Fiscal da RFFSA. Atualmente é a diretora administrativa.

Foi diretora da Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários – FAEF, por dois mandatos.

Dedica-se a lutar pelas relevantes causas ferroviárias, salientando-se, dentre elas, a conservação do patrimônio arrendado pela RFFSA às concessionárias do serviço público de transporte ferroviário de cargas, a batalha pela não extinção da Rede Ferroviária Federal S.A., o acompanhamento de pleitos de interesse da classe ferroviária e em defesa da ferrovia, tais como Projetos de Lei , Medidas Provisórias, Ações Judiciais, Dissídios e Acordos Coletivos de Trabalho, junto ao Governo Federal, Congresso Nacional, Tribunais Superiores, Procuradorias da República, Federações de Trabalhadores, Fundações e outros organismos.

Como membro da Associação Internacional de Lions Clubes, desde 1991, vêm prestando serviços voluntários à comunidade. Exerceu diversas funções importantes, sendo atualmente presidente do Lions Clube Rio de Janeiro Flamengo.

Recebeu três Moções de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e a comenda comemorativa dos 190 anos de nascimento do Visconde de Mauá.

Jair José da Silva
Nasceu em 13 de janeiro de 1937, no Rio de Janeiro. Formou-se em Engenharia Mecânica, em 1967, pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. Exerceu vários cargos no Departamento de engenharia mecânica da Estrada de Ferro Leopoldina onde começou a trabalhar como aluno-aprendiz na escola profissional do SENAI. Foi presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina por cinco anos, sendo o atual vice-presidente. Foi conselheiro do CREA-RJ, no período de 1987-2000, tendo sido coordenador da Câmara Industrial no período 1999-2000. Na iniciativa privada foi sócio-gerente e responsável técnico da Concaf Industrial Ltda e da Elevadores Ideal Ltda; responsável pela área de Manutenção da MPE – Montagem e Projetos Especiais e WM-Control.

Sempre dedicou-se às causas ferroviárias e sempre buscou soluções para os problemas que afligem a classe.

Victor José Ferreira
Nasceu em 1943, em Volta Grande – MG, mudando-se para Além Paraíba, aos 13 anos iniciou sua vida profissional como Aluno-Aprendiz da então Escola Profissional Ferroviária, onde obteve sua carta de ofício como Torneiro Mecânico. Mais adiante, com 20 anos, tornou-se professor na Escola Profissional de Governador Portela, em Miguel Pereira – RJ.

Em 1967, continuou sua trajetória na Leopoldina e, a partir de 1970, na Administração Geral da RFFSA. Foi chefe de setores e departamentos, superintendente de Pessoal, superintendente de Informática e chefe do Gabinete da Presidência. No período de 1982 a 1984, foi diretor de Recursos Humanos da CBTU.

Aposentado, desligou-se funcionalmente da RFFSA em 1994 e passou a trabalhar como consultor nas áreas de organização, gestão da qualidade e gestão de pessoas. Atualmente é chefe de Gabinete da Diretoria Executiva do SESEF – Serviço Social das Estradas de Ferro, onde atua também como Coordenador Geral do Ponto de Cultura Barão de Mauá.

Voluntariamente, lidera o MPF – Movimento de Preservação Ferroviária desde a sua criação, em 1997. É também coordenador do GFPF – Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária, desde a criação do Grupo, em 2008.

Recebeu a Medalha do Mérito Mauá, concedida pelo Ministério dos Transportes; a Medalha do Mérito Ferroviário, atribuída pela RFFSA; a Medalha Tiradentes, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; e o título de Cidadão Solidário, pelo ACNUR – Alto Comissariado da ONU para Refugiados. É cidadão honorário dos municípios de Além Paraíba – MG e Miguel Pereira – RJ.

Rolar para cima