Maricá fica mais perto da implantação do VLT

Maricá deu mais um passo rumo à implantação do Veículo Leve sobre Trilho na cidade. De acordo com a administração municipal, o custo total do empreendimento será de R$ 6 milhões.  O transporte será feito por quatro trens movidos a diesel, com capacidade para transportar 358 passageiros cada. A malha ferroviária terá 31 quilômetros e, conforme adiantou O FLUMINENSE na edição especial de aniversário da cidade, vai ligar Inoã ao Centro.

O secretário municipal de Transportes, Rony Peterson, acompanhou, nesta terça-feira, o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, Rômulo Fortes, e o diretor Márcio Florenzo, da empresa Bom Sinal, que fabrica o veículo, em um passeio por Maricá para fazerem uma pré-avaliação da área a ser projetada.

“É possível, é viável, o prefeito quer”, afirmou Peterson a respeito do projeto. “Daqui a 15 dias a comitiva volta para uma reunião comigo e com o prefeito Washington Quaquá a fim de iniciarmos, juntos, um estudo de demanda que possibilite preparar o projeto que apresentaremos ao BNDES para levantar recursos”, acrescentou o secretário, que está otimista quanto a um sinal verde da instituição.

O presidente da Metrofor ressaltou as vantagens do VLT frente a outros meios de transporte e deduziu que, em Maricá, é possível implantar projeto semelhante ao de Cariri, no Ceará.

“Uma vez licitados os carros, temos o VLT implantado na cidade em
menos de dois anos com folga, transportando cerca de 30 mil pessoas por dia em duas viagens por hora”, afimou Fortes.

Segundo a Prefeitura, uma das vantagens desse tipo de transporte é que tem uma vida útil de 30 anos, enquanto que os ônibus convencionais duram cerca de 5 anos. Além disso, o consumo de combustível seria relativamente baixo, cerca de 1,79 litros por passageiro a cada 1 mil quilômetros, enquanto que, em ônibus, essa relação seria de cerca de 4, 30, e, em vans, 15,38. Fora a capacidade de transporte, que do VLT é 10 vezes mais alta que a de um ônibus.

Existem veículos desse tipo em funcionamento em lugares como Fortaleza, Cariri (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Ottawa (Canadá), San Diego (Califórnia) e Texas.

Fonte: O Fluminense, 28/06/2011

Rolar para cima