Trens do Rio com problema

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do RJ (  Agetransp ) registrou neste ano pelo menos um  incidente por  semana envolvendo trens da Supervia,  a concessionária responsável pelo transporte ferroviário no Estado.

No total, a Agetransp protocolou 35 ocorrências desde o dia 12 de janeiro. Em todos os casos, foram instauradas sindicâncias ou procedimentos de investigação.
A concessionária já foi notificada por casos de descarrilamentos, panes elétricas e outras falhas técnicas, má conservação dos trilhos, furto de cabos, erros no processo de bilhetagem, atrasos na operação, entre outros.

O Ministério Público informou que está observando a sucessão de problemas, e há expectativa de que a Supervia assine um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) na próxima terça-feira (9). Não está descartada a hipótese de multa em caso de novos incidentes.

Segundo o MP, a empresa precisa reavaliar o seu planejamento operacional, além de modernizar a estrutura ferroviária.

Pelo menos 49 trens em circulação no Rio de Janeiro têm idade média de 50 anos. Dois deles serão aposentados já no ano que vem.

Tais composições apresentaram problemas no dia 27 de julho, quando enguiçaram nos ramais de Saracuruna e Japeri, respectivamente. Os passageiros tiveram que caminhar pelos trilhos até a estação mais próxima.

Multa de R$ 100 mil

O Ministério Público move uma ação civil pública contra a Supervia desde 2009. Há, inclusive, uma liminar que autoriza a aplicação de multas de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento de um acordo firmado entre o MP e a concessionária.
Uma das cláusulas estabelece que a empresa fica obrigada a solucionar panes elétricas em até 48 horas.

Atualmente, a Supervia conta com uma frota de 160 trens, sendo que apenas 38 têm ar-condicionado e são considerados novos.

Em parceria com o governo do Estado, a concessionária estabeleceu metas a fim de ampliar a frota para 231 composições até 2016, das quais 140 serão recém-adquiridas. A média de idade dos trens deve baixar para 19 anos, de acordo com o cronograma.
Recentemente, o governo estadual comprou o primeiro lote de trens novos de uma empresa chinesa, que há dois meses apresentou o modelo do veículo que será exportado para o Brasil.

São 34 composições que devem estar em operação no Rio até março de 2012. O valor do investimento foi de 187 milhões de dólares.

Mais um caso

Nesta terça-feira (2), mais um caso de descarrilamento assustou os usuários da Supervia.

À noite, saíram dos trilhos as rodas de dois vagões de um trem que seguia no sentido Saracuruna, nas proximidades da estação Campos Elíseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segunda a assessoria de imprensa da empresa, não houve feridos. Funcionários da concessionária coordenaram o procedimento de desembarque emergencial.

Em pelo menos sete ocorrências registradas neste ano, os passageiros precisaram caminhar pelos trilhos para chegar em segurança à estação mais próxima.

Fonte: UOL – São Paulo/SP – NOTÍCIAS, 03/08/2011

Rolar para cima