Navio com primeiro trem chinês para a Supervia chega ao Rio em meados de setembro

O primeiro dos 34 trens encomendados pelo Governo do Estado ao grupo China National Machinery (CMC), ao custo to¬tal de U$ 165 milhões, já está a caminho do Rio. Embarcados no início de agosto no Porto de Dalian, na China, os vagões são transportados pelo navio de bandeira panamenha, Da Zhong, e devem chegar ao Porto do Rio por volta do dia 20 de setembro.

 A informação é de Jairo Fava¬rio, coordenador do Programa Estadual de Transportes (PET), da Secretaria de Transportes, que acompanha, através de um site na internet, a viagem do navio.

 “Encaminhamos na semana passada carta ao consórcio chinês cobrando informações constantes e precisas sobre o transporte, a fim de atender adequada¬mente às programa¬ções de desembar¬que pelo terminal contratado do Porto do Rio – afirmou o coordenador.

A data inicial de chegada era 10 de setembro, mas devi¬do à ameaça de um furacão na região de Dalian, a partida do navio atrasou alguns dias. Ao chegar ao Rio, uma equipe chinesa fará os testes finais de adaptação nos ramais operados pela SuperVia. Poucas semanas depois, o
equipamento já estará pronto para ope¬rar com passageiros. Após a chegada da primeira composição, serão entregues lotes de três a quatro veícu¬los até o ano que vem.

 Cada composição tem capacidade para transportar até 1.300 pessoas. São trens dotados de tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frena¬gem. Os vagões possuem interiores mais amplos e confortáveis, equipados com painéis de LED, circuito interno de TV, ar-condicionado e bagageiro, o que atende a uma solicitação especial dos passageiros.

Fonte: O Fluminense, 04/09/2011

Rolar para cima