25/10/2012 – Palestra Técnica-AENFER

A Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER dando prosseguimento ao Ciclo de Palestras 2012 recebeu no dia 25 de outubro o engenheiro Luiz Fernando Mac Dowell, que falou sobre “Análise Sistêmica das Diferentes Tecnologias Urbanas de Transportes sobre Trilhos”.

Durante sua apresentação, o engenheiro e professor da COPPE/UFRJ diagnosticou vários problemas que atingem a população que utiliza o transporte público do Rio de Janeiro. Para ele, o grande problema é termos um sistema ou de baixa capacidade que é o BRT ou de alta capacidade como o Metrô.

Mac Dowell citou alguns exemplos de variáveis conflitantes. Se por um lado, a abrangência social do sistema é tanto maior quanto: menor o valor da tarifa; menor o tempo de acessibilidade à estação; menor o tempo de viagem; menor o tempo de espera na plataforma e melhor o nível de conforto na estação e no interior do trem, por outro lado implicaria em mais investimentos, custos operacionais e déficit da companhia que na prática, paradoxalmente, dificultaria as expansões de alcance social.

O engenheiro comparou alguns estados do país e deu alguns exemplos como o da capital curitibana. A única variável que os sistemas de transporte no Rio e em Curitiba (BRTs) tem em comum é o mesmo valor da tarifa.

O palestrante mostrou um trabalho sobre a expansão prioritária do Metrô linha 2: Estácio, Carioca e Praça XV, detalhamento do sistema de transporte de passageiros diretamente envolvido com o COMPERJ.

Mac Dowell disse que em 1988 a Indonésia empregou a tecnologia brasileira do transporte aeromóvel em um anel de 3,2 km. Com o suporte de engenheiros brasileiros, os indonésios completaram o sistema em oito meses. O sistema consiste em três veículos, compostos de dois carros articulados cada, com capacidade para 300 passageiros. A linha foi inaugurada com sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

Na oportunidade, ele mostrou o projeto de sistema aeromóvel de Nova Iguaçu abrangendo três linhas daquela região.

“Promover a mobilidade sustentável significa permitir aos cidadãos o direito de acesso seguro e eficiente, hoje e no futuro, aos espaços urbanos.”

Na ocasião o palestrante recebeu um certificado de participação do presidente da Aenfer engenheiro Luiz Lourenço que agradeceu a presença do engenheiro.

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