26/09/12 – Conheça as propostas dos candidatos à Prefeitura do Rio

Dia 7 de outubro está chegando e neste dia todo cidadão brasileiro vai às urnas votar em seu candidato de preferência.

Para saber um pouco mais sobre a proposta de cada candidato à prefeitura do Rio de Janeiro em relação ao transporte sobre trilhos a Aenfer  entrou em contato com todos eles.

Conheça abaixo as propostas recebidas.

Aenfer pergunta:

A Aenfer – Associação de Engenheiros Ferroviários é uma instituição com origem há 75 anos e que promoveu, de 8 a 10 de agosto passado no Clube de Engenharia, o Seminário TransTrilhos – O Transporte sobre Trilhos que o RIO precisa, evento que reuniu mais de 300 participantes e 12 especialistas como palestrantes e coordenadores.
Em razão do interesse que o tema despertou e desperta, gostaríamos de saber se o senhor tem alguma proposta para o transporte sobre trilhos em nossa cidade.

 

Aspásia Camargo – PV

1- Ampliação do VLT programado para o Porto Maravilha com a extensão da linha 5 (Central/Rodoviária) até a estação de São Cristóvão, passando pelo Into, Pavilhão e Quinta;

2- Municipalização do Bondinho de Santa Teresa;

3- Ampliação do trajeto do Bondinho de Santa Teresa até o Silvestre, encontrando o Caminho do Corcovado nas Palneiras;

4- Obter do Estado o terreno do Batalhão da PM da Evaristo da Veiga, para estação final do Bondinho de Santa Teresa, criando um ponto de encontro entre o bonde e o VLT em um terminal turístico;

5- Ligação do VLT com o Bondinho de Santa Teresa, a partir da parada Almirante Barroso, com ponto final no novo terminal;

6- Urbanização do entorno das estações de trem no ramal Santa Cruz, melhorando acesso e a ligação entre os dois lados do bairro;

7- Estudos de viabilidade de ampliação das estações de trem para que possam garantir a ligação dois dois lados de bairros separados, como Meier e Bonsucesso, criando uma praça suspensa sobre as estações;

8- Estudos de viabilidade da extenção da linha de trens do ramal Santa Cruz, fazendo a interligação com as estações Honório Gurgel, Colégio (Metrô) e Bráz de Pina, criando um sistema circular de trens na Zona Norte;

9- Estudos de viabilidade da ligação entre as estações Uruguai (Metrô) e Sampaio (trem);

10- Estudos de viabilidade, em parceria com a UFRJ, para a criação de VLT ou Maglev ligando a estação Maria da Graça (Metrô) ao aeroporto Tom Jobim, passando sobre o canal do Cunha (Manguinhos) e pelo Fundão.

 

Cyro Garcia – PSTU

No Brasil a depreciação do transporte ferroviário tem início na década de 1950 e foi uma estratégia para favorecer indústria automobilística. Dessa forma, esse meio de transporte, que tem custos mais baixos e é menos poluente, foi deixado de lado, e as linhas férreas foram perdendo uso, criando mato e ferrugem. Infelizmente na cidade do Rio de Janeiro também foi reproduzida essa lógica. Há pouco investimento na ampliação do meio de transporte ferroviário, e o resultado é proliferação de carros, vans e ônibus, piorando cada vez mais o já caótico trânsito carioca, além da poluição do ar e sonora. Além disso, os constantes acidentes e superlotação nos trens e metrô denunciam as péssimas condições de manutenção e investimento que sofrem esses meios de transporte, colocando não só o bem estar da população em risco, mas a própria vida.

Para resolver esse problema, só vejo uma saída: estatizar todo o transporte público. Só essa medida faria com que as decisões – como melhorar e intensificar a malha ferroviária – fossem tomadas tendo em vista não o lucro, mas as necessidades coletivas. Outras coisas que não são feitas por causa dos interesses privados são os transportes circulando 24 horas por dia e o aumento do número de composições. Também é necessário que a população pobre tenha acesso ao transporte. Por isso defendemos que a passagem seja R$ 1,00. Só um governo comprometido com os trabalhadores é capaz de oferecer um transporte digno e com preços baixos.

Defendo também a volta do bondinho de Santa Teresa com segurança para os usuários e ao mesmo preço anterior (R$ 0,60). E que ele não seja privatizado, como quer o prefeito Eduardo Paes. Tudo aponta que plano de municipalizar o bonde está vinculado a entregar a concessão a empresas privadas.

 

Eduardo Paes – PMDB

Um dos nossos principais projetos é a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará no Centro e na Região Portuária, ligando toda a área por seis linhas e 42 estações, em 30 Km de vias. Cada vagão comporta até 450 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 5 a 15 minutos. O VLT fortalece o conceito de transporte público integrado, que conecta estações de metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e aeroporto. No Brasil, não há nada parecido com o futuro VLT do Rio, que entrará em funcionamento já em 2014 e estará totalmente pronto até 2016. Os trens, por exemplo, não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia. Haverá um terceiro trilho energizado em alguns trechos e nas paradas. A cada frenagem, também há geração de energia – que será armazenada por um equipamento chamado supercapacitor. Essas tecnologias são utilizadas no mundo somente em separado, e serão usadas pela primeira vez em conjunto, agregando segurança e economia.

Na minha gestão, nós temos trabalhado muito para melhorar a mobilidade na nossa cidade. Implantamos o Bilhete Único Carioca, que garante a realização de até três viagens – duas de ônibus e uma de ligeirão/BRT – pelo preço de apenas uma; e estão em construção quatro corredores expressos de BRT, em um total de 155 km, que ligarão toda a cidade. Um deles – Transoeste – já em funcionamento e liga a Barra à Santa Cruz. Os demais – Transcarioca, Transbrasil e Transolímpica – ficam prontos até 2016. Entre as propostas para os próximos quatro anos, está a ampliação do Bilhete Único, que irá integrar todos os meios de transporte, incluindo metrô e trens, o que incentivará a população a usar o transporte sobre trilhos.

Também estamos contribuindo no que está ao alcance da prefeitura na expansão do Metrô. Para a Linha 4, por exemplo, aprovamos um projeto de lei que devolveu o potencial construtivo aos antigos terrenos do metrô. Isso rendeu ao Governo do Estado quase R$ 1 bilhão, em um investimento indireto do município. E a prefeitura ainda ajuda o Estado nas licenças necessárias para implantação do metrô neste trecho, além da operação logística.

 

Fernando Siqueira – PPL

A nossa proposta no setor transporte é priorizar o modal metro-ferroviário. Hoje o Rio está na contramão das grandes metrópoles mundiais, onde 80% do transporte de pessoas se faz por metrô e trens. No Rio, 75% do transporte se faz por ônibus, 15% por vans e taxis e só 10% através de metrô. É um atraso de 100 anos. A Supervia, que na década de 80 transportava 1,2 milhão de passageiros, hoje transporta menos de 500 mil. São dados contundentes do

vosso seminário, que corroboram nossas propostas. Os próprios BRTs que deveriam ser servidos por trens estão sendo operado por ônibus.

Assim, propomos:

1) Fechar convênio com o Governo Feral e o Estadual para, num esforço conjunto, ampliar as linhas do metrô, que transporta 10 vezes mais passageiros por hora do que os ônibus. Queremos também usar o metrô suspenso, o MagLev cobra da COPPE da UFRJ, que é um projeto ousado, inovador e eficiente. Gasta pouco e não polui. Seu custo é de cerc a de 1/3

do custo do metrô visto que ele trafega em trilhos elevados. Ele pode ser usado em vários locais, como por exemplo, na ligação Galeão/Santos Dumont/Cinelândia, ou cidade Universitária a Del Castilho.

2) Fazer, em consórcio com os municípios da Região metropolitana, um esforço conjunto com a Supervia para: ampliar as linhas, melhorar as condições dos trens (trilhos, rede elétrica, sinalização, conforto dos vagões e redução do tempo entre trens).

3) Substituir os ônibus dos BRTs por VLT ou pelo próprio MagLev Cobra.

 

Marcelo Freixo – PSOL

Nós avaliamos a possibilidade de utilização do traçado do BRT para implantação de um serviço de trens de superfície. Acreditamos também que os vários tipos de VLT (veículos leves sobre trilhos) podem ser pensados como alternativa de deslocamento, desafogando a demanda por meios rodoviários. Queremos promover concursos públicos de projetos e ideias para a implementação desses VLTs nos principais centros de bairro. Vamos buscar junto ao Governo do Estado a municipalização do bondinho de Santa Teresa, recuperando-os como patrimônio histórico, cultural e como modalidade de transporte público e de interesse turístico. E embora a responsabilidade pelo metrô também seja do governo do estado, a Prefeitura, em nossa gestão vai se posicionar a favor do interesse dos cariocas, o que inclui lutar pelo traçado original da Linha 4. O traçado foi modificado de rede para “tripa”, o que vai saturar ainda mais o serviço, e isso foi feito sem ouvir a população, contrariando especialistas e associações de moradores. O atual prefeito se calou, nós não vamos ficar passivos.

 

Otávio Leite – PSDB  A humanização da mobilidade urbana é o vetor que inspira as medidas do meu plano de governo para o setor. É função do Estado proporcionar transporte coletivo de qualidade com conforto, segurança e, o mais importante, com rapidez no deslocamento.

O problema da oferta e racionalização dos meios de transporte na Cidade do Rio deve ser examinado dentro de uma perspectiva metropolitana, que congregue todos os meios disponíveis, privilegiando o transporte de massa, especialmente sobre trilhos. A melhoria no sistema de transporte pressupõe o entrosamento das políticas entre o Governo Estadual e Municipal. Infelizmente, essa não vem sendo a postura da atual gestão da Prefeitura, pois não há qualquer registro de preocupação ou atitude com vistas à ampliação dos eixos da oferta de composições ferroviárias (metrô e trens).

Nossas metas de governo: Articulação com o governo do Estado, a União e a Iniciativa Privada, aumentando a eficiência do sistema sobre trilhos; apoiar a compra de mais vagões para a SuperVia, para atender aos ramais de Santa Cruz-Central e Leopoldina; apoiar a implantação do trecho da Linha 4 do Metrô, passando por Humaitá, Jardim Botânico e Gávea, de acordo com o projeto original, parte integrante do contrato de concessão firmado em 1988; municipalização do Bonde de Santa Teresa, com plena integração morador-turismo.

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