Trem Turístico de Mangaratiba mais próximo de virar realidade

O projeto Tremdos Mares da Costa Verde, da Prefeitura de Mangaratiba, continua na pauta daadministração municipal. O secretário de Assuntos Estratégicos FranciscoRamalho esteve na cidade de Santos Dumont (MG) na última semana para umareunião com representantes da associação Movimento Nacional Amigos do Trem. Oobjetivo do encontro foi fechar a parceria entre a prefeitura e o órgão econhecer o veículo que será responsável pelo passeio.

Francisco disseque o projeto está em ritmo acelerado. “Esse encontro foi muito positivo, poisfechamos a parceria. Eles vão nos ceder a composição do modelo litorina, decabine única e com capacidade para 80 pessoas, que vai percorrer o trajeto de18 quilômetros. Em contrapartida, nós iremos absorver a mão de obraespecializada deles que conta com maquinista, mecânicos, equipe de manutenção eoutros setores específicos”. Ramalho ressalta ainda que a ideia é desenvolverum plano integrado de turismo, ligando mar e montanha.

O secretárioacrescentou que a Serra Verde Express – que já explora a linhaCuritiba-Paranaguá, no Paraná – também vai se instalar na cidade, alavancando oturismo sustentável. Ela pretende trabalhar com hotéis e restaurantes da cidadepara venda de pacotes fechados com estadia e alimentação. A perspectiva é que aviagem inaugural seja em fevereiro de 2013, às vésperas do Carnaval, e aoperação em definitivo no mês de junho, já com a anuência da Agência Nacionalde Transportes Terrestres (ANTT).

Próximo encontro

Uma nova reuniãoestá marcada para o dia 21 de novembro, com representantes da operadora SerraVerde Express, técnicos e representantes da MRS, Vale, ANTT e governos estaduale municipal. A reunião traçará as datas da operação, análise de dados decontrole, exigências pendentes para o funcionamento, desvios, engate de linhas,toda a parte de engenharia e discussão das licenças.

Fonte: Diário do Vale – Volta Redonda/RJ, 30/10/2012

Rolar para cima