Presidente da AENFER recebe homenagem

Presidente da AENFER eng. Luiz Lourenço de Oliveira é homenageado pelos relevantes serviços prestados ao setor ferroviário.

Mais de 500 pessoas participaram de mais uma edição do Encontrem – Encontro Nacional da Indústria e Operadoras Ferroviárias 2012, realizado no dia 05 de novembro pelo SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).

Com a presença do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o evento premiou destaques da indústria metroferroviária.

Na ocasião, personalidades que se destacaram no setor ferroviário foram homenageadas, como o presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER) engenheiro Luiz Lourenço de Oliveira pelos relevantes serviços prestados ao setor ferroviário brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

Passos lembrou que o crescimento do transporte ferroviário passa por investimentos em infraestrutura, melhorias e modernização dos padrões de operação e que isso naturalmente junta governo e iniciativa privada. “È claro que por trás de tudo isso também está a indústria. Ela é fundamental para o fornecimento de itens, peças, componentes de veículos, vagões, enfim, ela atua dando suporte a esse processo de crescimento e desenvolvimento”.

O ministro também ressaltou o papel do governo, que está empenhado não só na construção de novas linhas, mas também em atrair a iniciativa privada para que construa e receba como contrapartida um arrendamento mediante contrato de concessão, além dos estímulos fiscais. “O governo tem dado demonstrações muito claras de boa vontade, de interesse em operar o setor ferroviário com esses mecanismos que são vitais e que podem fazer a diferença”.

Para o vice-presidente do SIMEFRE, Luiz Fernando Ferrari, que representou o presidente José Antonio Fernandes Martins, as ações do governo são vistas com bastante satisfação. “Os investimentos do governo atrasaram um pouquinho, mas estão se materializando não só no âmbito estadual, mas também no Federal. Esses últimos decretos e convênios assinados pelo Governo Federal vão dar à indústria nacional a chance de competir em igualdade de condições com os estrangeiros”.

Os incentivos do governo também foram destacados no discurso do presidente da Abifer, Vicente Abate. Ele lembrou que esses investimentos culminarão, em 2020, com uma rede próxima de 40 mil km de ferrovias de carga e 4 mil km para passageiros, uma “verdadeira revolução no transporte nacional”. “Trata-se imprescindível, portanto, desatar os nós da burocracia para que estes investimentos transformem-se brevemente em uma esperada e necessária realidade”, destacou.

Para o delegado do SIMEFRE junto à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Massimo Giavina, a sensação é de vitória. Depois de 30 anos no Sindicato ele diz que os acontecimentos atuais são como sementes que germinaram. “Fomos semeando e isso é o fruto que está se realizando. A conscientização de que o transporte ferroviário, seja de carga ou passageiro, é fundamental para o crescimento do país e para sua competitividade”.

Veja texto completo no link

http://www.simefre.com.br/Noticias.aspx?noticia=504

 

Rolar para cima