As ferrovias brasileiras em pauta na Exporail no México

O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, foi um dos palestrantes da EXPORAIL 2013 e da XII Exibição e Reunião Internacional de Negócios da Indústria Ferroviária, realizadas no México, de 27 a 29 de janeiro de 2013.

Em sua apresentação, no painel Ferrocarriles de Carga em América, Vilaça falou sobre o cenário atual das ferrovias no Brasil, as perspectivas para 2013 e os principais planos e programas do governo federal para o setor. Desde a concessão das ferrovias para iniciativa privada, em 1997, até 2011, a movimentação de cargas pelo modal saltou de 253,3 milhões de toneladas, para 475 milhões de toneladas no período – o que corresponde a um crescimento de 87,6%.

Outro destaque foram os investimentos. Em 15 anos as concessionárias aplicaram mais de 28,58 bilhões na recuperação da malha, adoção de novas tecnologias, capacitação profissional, segurança nas operações ferroviárias e aquisição e reforma de locomotivas e vagões.  Apesar de todos os esforços das concessionárias na revitalização do setor ferroviário, é urgente a necessidade de investimentos na expansão da malha. Para tentar solucionar o problema, destacou Vilaça em sua apresentação, o governo federal desenvolveu um plano específico para rodovias e ferrovias, lançado em agosto de 2012, que prevê a ampliação da malha ferroviária em mais 10 mil quilômetros.

Também estavam presentes como painelistas no evento representantes da BNSF Railway Co., Canadian Pacific, Asociacion Latinoamericano de Ferrocarriles (ALAF) e entidades representantes do setor ferroviário mexicano. As concessionárias mexicanas – Ferromex/Ferrosur, KCSM, Ferrovalle e Ferroistmo  acreditam que as perspectivas para 2013 são positivas e apostam em um aumento significativo na participação ferroviária do transporte terrestre de cargas. “Em todos os programas de investimentos apresentados para 2013 pelas concessionárias a ampliação e o investimento em melhorias da infraestrutura ganharam destaque, com previsão de aumento nos orçamentos para obras”, afirmou Vilaça.

A ANTF vem buscando cada vez mais a integração com entidades regionais e internacionais do setor ferroviário de cargas. Segundo Vilaça, o objetivo é aumentar o intercâmbio de experiências com empresas estrangeiras. “A ANTF pretende realizar mais acordos de cooperação técnica que promovam, trocas de dados e estatísticas (benchmarking) e a realização de estudos que permitam a disseminação de novidades em todos os âmbitos do setor ferroviário. O nosso objetivo é aumentar a produtividade nacional, promovendo o desenvolvimento e a expansão das malhas ferroviárias em todo o continente americano”, afirmou  Vilaça.

Fonte: ANTF, 30/01/2013

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