Ferrovia que ligará Estado ao Rio pode ser estendida para Linhares

O Vice-governador Givaldo Vieira esteve reunido com o presidente da Empresa Brasileira de Logística (EBL), Bernardo Figueiredo, em Brasília (DF), para discutir à concessão e construção da ferrovia Vitória-Rio de Janeiro. Entre os pedidos apresentados, está a extensão da via até o município de Linhares, no norte do Estado.
Além disso, Givaldo sugeriu que fossem incluídos no projeto a implantação de bifurcação da ferrovia para o Espírito Santo antes da linha chegar em Campos; acessos aos portos e terminais capixabas (não só os que já estão implantados, mas também os nove portos autorizados pela Presidenta Dilma); implantação de malha mista no Espírito Santo, com o objetivo de integrar a malha existente, uma vez que o Estado não possui linhas férreas com bitola larga, modalidade prevista para a nova ferrovia.
Givaldo disse que além de garantir a ligação do Espírito Santo com a malha ferroviária do país, a linha férrea contribuirá para alavancar a economia dos municípios que serão cortados por ela ou terão proximidade. Segundo o vice-governador, o objetivo é intervir e acompanhar de perto todos os processos de estudos e projetos de traçado para que a nova ferrovia atenda aos interesses dos capixabas.
“Considero estratégica esta concessão, uma vez que vai alavancar a nossa economia e nos dará a oportunidade de escoar a produção da região centro-oeste do país para os portos capixabas . O projeto vai potencializar nossa logística portuária, que está sendo modernizada e ampliada. A ligação com o Rio de Janeiro também nos colocará em comunicação com outra ferrovia de São Paulo. Futuramente isto permitirá escoar nossa produção para um grande mercado consumidor, que é o estado paulista”, antecipa.
O grupo capixaba saiu da reunião muito confiante e agora aguarda um novo encontro da EBL com os integrantes do Proedes e equipes de Governo. Assim que retornar para o Espírito Santo, o vice-governador levará a pauta ao conhecimento do governador Renato Casagrande. Em seguida será formalizada uma manifestação do governo Capixaba com os pleitos apresentados, para encaminhamento à presidenta Dilma.
Vitória-RJ
Atualmente o projeto da linha ferroviária que liga o Espírito Santo ao Rio de Janeiro encontra-se na fase de estudos ambientais e opções de traçados tanto no trecho de Vitória ao Rio de Janeiro, quanto de Mato Grosso até Campos, onde as ferrovias se encontram. A expectativa é que em março sejam iniciadas as audiências públicas para apresentação destes estudos e que o edital para concessão seja lançado em maio, para assinatura dos contratos no mês de junho. Minério, produtos agrícolas (grãos principalmente), rochas ornamentais e cargas conteinerizadas deverão liderar a lista dos produtos que serão transportados pela ferrovia.
Fonte:R7, 28/01/2013

Rolar para cima