MetrôRio trafega sem extintor de incêndio no carnaval

A direção do metrô admitiu que retirou todos os equipamentos de segurança durante o carnaval para evitar o vandalismo.

“No Carnaval 2013, o MetrôRio registrou um número recorde de passageiros, 3.067.172, um aumento de 10% em relação a  2012. Esse número é 15 vezes maior do que o registrado na Operação Reveillon, que foi de 206 mil passageiros. Na sexta-feira de Carnaval, dia 8, o MetrôRio bateu recorde histórico de passageiros: 737.080. Foram fundamentais para desempenho os investimentos feitos pelo MetrôRio em infraestrutura, treinamento de pessoal e a entrada em operação de mais 13 novos trens (dos 19 previstos até o final de março).

Devido ao grande número de foliões concentrados em blocos carnavalescos, foi feito, como é usual, o controle de acesso às estações, com o objetivo de limitar a quantidade de usuários nas plataformas. Também foram desligadas algumas escadas rolantes, por motivos de segurança, para evitar que fantasias e adereços ficassem presas aos sistemas. Os agentes de segurança foram orientados à religar as escadas ou conduzir pessoas idosas e portadores de deficiência, quando necessário. Tudo isso visando a total segurança dos milhares de usuários do sistema.

O MetrôRio informa que durante o Carnaval todos os 2.046 extintores de incêndio foram remanejados, no mesmo espaço, em locais estratégicos e de fácil acesso nas estações e em ambas as cabines nos dois lados do trem.  Equipes de segurança, à paisana, treinadas para entrar em ação em caso de necessidade, estavam de prontidão nas estações e nos carros. Todos os vagões também são equipados com botões de emergência, com ligação direta ao condutor, localizados ao lado de duas portas de cada carro.

Para evitar casos de vandalismo, muito comuns nessa época, o MetrôRio transfere esses equipamentos, que ficam durante todo o ano à vista dos usuários,  para a sala dos agentes de segurança, sala da supervisão e na cabine dianteira e traseira, dos condutores. Esse procedimento acontece em todos os grandes eventos, como, Carnaval e Réveillon e jogos de futebol. A operação especial de Carnaval continua no próximo final semana (16 e 17/02).

O MetrôRio informa que aumentou em 20% no número de agentes treinados nas Estações e trens, para garantir a segurança de seus usuários. Os procedimentos de segurança geraram um número menor de registros, caindo de 136 em 2012 para 72 em 2013.  Das chamadas relatando problemas em equipamentos e  de acessibilidade,  57% foram causadas por atos vandalismo.

O MetrôRio destaca que realiza manutenção preventiva nos 236 equipamentos de mobilidade como escadas rolantes, elevadores e plataformas inclinadas. Todos os equipamentos foram vistoriados e liberados pela GEM (Gerência de Engenharia Mecânica), da Rioluz.

O MetrôRio enfatiza que os agentes de segurança das estações são treinados para atender ao público em primeiros socorros, resgate, combate a incêndio e controle de multidão. O usuário também pode pedir a ajuda dos funcionários sempre que tiver dificuldade de mobilidade ou necessitar de alguma informação.

Durante a operação especial de Carnaval o MetrôRio tem à disposição uma equipe de manutenção que está trabalhando 24 horas, monitorando toda a frota e realizando reparos em carros que apresentem problemas técnicos.”

Fonte: Bom Dia Brasil, 15/02/2013

Clique no link abaixo e assista o vídeo:

http://redeglobo.globo.com/videos/t/a-gente-se-liga-em-voce/v/trens-do-metro-do-rio-trafegam-sem-extintor-de-incendio-durante-o-carnaval/2407468/

Rolar para cima