MPE e Scomi inauguram fábrica de monotrilhos no Rio

O grupo MPE, em parceria com a malaia Scomi, inaugura nesta quinta-feira  (28/02) sua primeira fábrica de monotrilhos, no Rio de Janeiro. A fábrica tem 50  mil metros quadrados e fica no Distrito Industrial de Palmares, em Paciência, às  margens da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.

A unidade será responsável pela fabricação dos 24 trens de monotrilho para a  Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao  Morumbi. Foram investidos R$ 30 milhões para instalar a primeira linha de  montagem e, segundo o grupo, esse investimento poderá chegar a R$ 50 milhões, se  houver demanda.

A fábrica de monotrilhos fluminense será a segunda do país e terá capacidade  para produzir seis monotrilhos por mês e espaço para estocar 15 carros. O  primeiro carro de monotrilho virá da Malásia e todos os demais serão produzidos  no Rio.

Cada trem de monotrilho é composto por três carros e cada carro tem  capacidade para transportar cerca de 150 pessoas. Os primeiros carros fabricados  no Brasil devem ficar prontos ainda em 2013.

Serão gerados mais de 500 empregos diretos entre administradores,  engenheiros, técnicos, soldadores, eletricistas, mecânicos e inspetores de  qualidade.

Fonte: Revista Ferroviária, 27/02/2013

Rolar para cima