O governo Jair Bolsonaro trabalha para fechar a estatal Valec ainda neste ano. A empresa, responsável pela construção e administração de ferrovias federais, é dependente de recursos do Tesouro e alvo de denúncias de corrupção. A intenção dos técnicos da equipe econômica é aprovar oficialmente a extinção da empresa em fevereiro para, em seguida, iniciar o processo de liquidação.
Com o fechamento da empresa, todos os empregados são demitidos e os ativos vendidos para pagar dívidas. A estatal tem 583 servidores, segundo informações do Portal da Transparência.
Como o GLOBO revelou em dezembro, o plano do Ministério da Infraestrutura é transferir função na construção de ferrovias para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, considera que o Dnit tem condições de fazer esse papel de forma melhor e mais barata. Além de continuar administrando rodovias federais, o Dnit passará a atuar também em ferrovias, portos e hidrovias. A iniciativa privada também poderia assumir a construção da malha ferroviária.
A estatal atua na construção e exploração da infraestrutura de ferrovias como a Norte-Sul e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A empresa também detém participações na sociedade da Transnordestina, com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A empresa é alvo frequente de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público sobre supostas irregularidades em obras.
A Valec tem hoje um patrimônio líquido positivo de R$ 11,9 bilhões e teve um prejuízo de R$ 947,4 milhões em 2017, último ano com dados fechados.
Além da Valec, o governo também pretende fechar a Infraero. O plano prevê a privatização de todos os aeroportos controlados pela estatal. Quando isso ocorrer — o que o novo governo espera ser possível em até três anos e meio — a Infraero deve ser liquidada.
Fonte: O Globo, 09/01/2019