Surpresa sobre o VLT do Rio

Você sabia que a evasão de tarifa do VLT do Rio é menor que em sistemas Europeus? Essa é uma excelente notícia para nós, cariocas e para o nosso país, que mostra a lealdade de nosso povo.

O Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT no Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 5 de junho de 2016, e atualmente conta com 3 linhas e 28 km de extensão. Entre as caraterísticas diferentes dos demais sistemas de transportes brasileiros, está o pagamento da passagem de forma espontânea. Ou seja, o passageiro valida o bilhete em um dos validadores no interior do veículo, sem precisar rodar uma catraca.

O modelo sofreu críticas no início das operações, sobre uma eventual fuga em massa de usuários que não pagariam a passagem, ou então da ineficácia da fiscalização. Mas na prática, o método de cobrança acabou sendo bem aceito.

Durante a 26º edição da Semana de Tecnologia Metroviária, o Diretor de Engenharia e Operação do sistema, Paulo Ferreira, afirmou que a evasão é menor que em sistemas Europeus.

“Construímos uma relação de confiança com o usuário. Hoje, nossa taxa de evasão é em torno de 11%, porcentagem inferior à encontrada em países Europeus. Mostramos que quando as pessoas percebem a qualidade de um serviço, elas fazem questão de pagar por ele”, disse. Pesquisa mais recente do DataFolha, que apontou que o VLT Carioca conta com 92% de aprovação da população.

Multa para quem não pagarA Lei 6065, de 15 de abril de 2016, estabelece penalidades aos usuários do VLT Carioca que não efetuarem o pagamento espontâneo. As multas previstas são de R$ 170,00 (cento e setenta reais), e de R$ 255,00 (multa mais 50%), no caso de reincidência.

Fonte: Revista Ferroviária, 11/09/2020

Rolar para cima