Cinco roteiros de trem muito aguardados pelo mundo

Se no Brasil o turismo ferroviário ainda engatinha, com poucos roteiros e sem presença em todas as regiões do país, no exterior o cenário é outro. Trens turísticos têm sido encarados como boas opções de viagens sustentáveis, e com aquele glamour de sempre. Politicamente está em alta, com a Comissão Europeia declarando 2021 como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário. A seguir, confira cinco roteiros muito aguardados para os próximos anos.

Luxo no Expresso do Oriente
Quando se pensa em sofisticação sobre trilhos, a primeira imagem que vem à cabeça é o Orient-Express, operado pela gigante do segmento de luxo Belmond. Este ano, a empresa está lançando quatro novos roteiros, com embarques em Roma, Florença, Genebra, Bruxelas e Amsterdã. O ano também marcará a estreia de três novos vagões de luxo, com as chamadas Grand Suites, que substituem os beliches por camas de casal.

Sudoeste selvagem dos EUA
Previsto para começar a rodar no verão do Hemisfério Norte, o roteiro Rockies to the Red Rocks cruzará parte dos estados de Utah e Colorado, no sudoeste dos EUA, em vagões panorâmicos, com grandes janelões de vidro, para que os passageiros não percam nenhum detalhe da paisagem cheia de planícies e montanhas. Será a primeira operação da Rocky Mountaineer, que ficou célebre por seus roteiros de luxo na costa oeste do Canadá.

‘Trem das Águas’ japonês
Inaugurado em outubro passado, o trem turístico 36+3 oferece cinco viagens de um dia na Ilha de Kyushu, a mais ao sul do Japão. Quem fizer o passeio completo, de quase uma semana, poderá ter uma grande noção dos tesouros dessa ilha, como paisagens à beira-mar, fontes termais e montanhas espetaculares.

Trilhos e esqui na Suíça
Previsto para dezembro de 2022, o roteiro Goldenpass Express conectará estações de esqui em Montreaux, Gstaad e Interlaken, com uma composição desenhada pela empresa italiana Pininfarina, conhecida por seus carros na Ferrari e na Maserati.

Do Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo
A primeira ferrovia de alta velocidade do Egito está prevista para ser inaugurada em 2023. Com quase mil quilômetros, o sistema conectará o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, com 15 paradas.

Fonte: oglobo.globo.com,25/02/2021

Rolar para cima