A Aenfer, através de sua Diretoria, manifestou sua opinião a respeito do leilão dos trens do Corcovado. Em carta, endereçada ao presidente do Instituto Chico Mendes – ICMBio, Sr. Fernando Cesar Lorencini, a Aenfer faz o seguinte questionamento:
“Considerando que esses carros de passageiros ainda se encontram em bom estado de manutenção, e com pequenas adaptações técnicas, poderão ser utilizados na reativação de outros trens turísticos em estudo pelo Ministério da Infraestrutura/MINFRA, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários/ANTF, implementando a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário/PEF-RJ, a serem geridos a curto prazo pela Secretaria de Estado de Transportes do RJ, como a reativação da E. F. Mauá entre Guia de Pacobaíba / Bongaba e Piabetá – primeira Estrada de Ferro do Brasil inexplicavelmente esquecida por diversas administrações – o Trem Turístico da Mata Atlântica entre Angra dos Reis e Lídice, o Expresso Imperial entre Vila Inhomirim e Alto da Serra de Petrópolis e o de Conservatória a Valença.
Face ao exposto, estamos solicitando a V.Sª, em caráter de urgência, a reavaliação do leilão em questão, uma vez que, alguns trechos ferroviários incluídos no estudo de reativação turística no estado do Rio de Janeiro são de grande valor histórico e cultural não para o Estado, mas para o próprio País, e ainda considerando ser de propriedade do Governo Federal grande parte deles”.
Fonte: Divulgação Aenfer, 19/03/2021