Sugestão recebida durante as sondagens de mercado realizadas pelo governo do estado, a adoção do trem “double decker” (dois andares) deve ser priorizada no edital do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas).
O trem “double-decker” KISS160 que será usado na Califórnia (Stadler)
Com cerca de 150 metros de comprimento, esse tipo de trem, também chamado de “bilevel”, pode representar metade do espaço ocupado na plataforma por uma composição de apenas um piso. Em informações preliminares fornecidas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a configuração tradicional pode exigir plataforma com mais de 300 metros de comprimento, bem acima do que se vê nas estações da CPTM, cujos trens têm cerca de 170 metros, com oito vagões.
Por outro lado, os trens “double decker” oferecem uma capcacidade de passageiros de aproximadamente 860 lugares em vez de 1.200 assentos nos modelos de andar único e 12 vagões. Isso exigiria no futuro que mais partidas ocorressem para dar conta de um possível aumento na demanda.
A vantagem é que as atuais plataformas e mesmo as que forem construídas dentro do projeto poderão ser utilizadas por qualquer modelo de trem, caso seja necessário. A viagem entre São Paulo e Campinas deve levar 64 minutos, com uma parada apenas, em Jundiaí.
O investimento previsto na aquisição de novos trens pela futura concessionária é de R$ 1,65 bilhão. Anteriormente, a STM havia calculado que serão necessários 15 trens para o Trem Intercidades, além de sete composições semelhantes às usadas pela Linha 7-Rubi na operação do Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas.
Como revelou este site, o governo Rodrigo Garcia estaria planejando publicar o edital do TIC Eixo Norte ainda em agosto, com a realização do leião em novembro.
Fonte: Metrô CPTM, 08/08/2022