Para marcar a conclusão do curso de formação, 16 novos motorneiros fizeram uma viagem inaugural pelas ruas do bairro de Santa Teresa nesta segunda-feira.Além dos 16 motorneiros, a nova turma formou 16 auxiliares e dois supervisores.
A ampliação do quadro de condutores faz parte das medidas de revitalização do sistema, anunciadas pelo Governo do Estado. A última contratação ocorreu há 23 anos, após a criação da empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). O trajeto original será retomado, com a reativação dos ramais Paula Matos e Silvestre – trechos fora de funcionamento há mais de dez anos. O sistema também está recebendo obras de ampliação e investimento na modernização da operação.
Os novos profissionais continuarão em treinamento prático e vão se revezar em regime de escala, conforme o desempenho individual. Com a contratação de novos motorneiros, será possível ampliar a oferta de viagens dos bondes.
— É gratificante ver as mudanças acontecendo. E esses novos profissionais são decisivos nesse processo. Abril será um mês de adaptação, e a nossa expectativa é ter uma grade ampliada, com intervalos reduzidos, já em maio. Estamos falando aqui do impulsionamento da economia local e de um importante resgate da identidade cultural do bairro de Santa Teresa — ressaltou Fabrício Abílio, presidente da Central Logística.
Capacitação incluiu novos regulamentos e diretrizes
Uma novidade marcou o treinamento dos novos profissionais, iniciado em novembro de 2023. A Central Logística criou três novas normativas para o programa de capacitação: o Regulamento Operacional do Bonde 2024, o Plano de Ação de Emergência do Bonde e o Plano de Contingência da Central.
Ao longo da formação, o grupo estudou temas como: Integração e Segurança do Trabalho, Segurança em Atividades com Eletricidade, Equipamento e Proteção Individual, Análise de Risco – Operação Bonde, Direção Preventiva, Valores Organizacionais, Critérios Pessoais e Profissionais. A formação contou com conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos pelas gerência de Operação de Transportes; de Serviço Social, de Segurança e Medicina do Trabalho, além de psicólogas e motorneiros antigos.
— Este momento é um marco para nosso estado. Estamos caminhando para os 128 anos do Bonde, em setembro deste ano, com mudanças significativas. Os novos motorneiros e a conclusão das obras, que estão em andamento, representam uma entrega muito aguardada pela população. Teremos um novo capítulo na história do nosso centenário e tradicional meio de transporte — destacou o secretário Washington Reis, que prestigiou o primeiro dia de trabalho da equipe.
Um dos novos integrantes do time, Anderson Silva tem mais de dez anos de experiência na função de motorista e falou sobre o novo momento na vida profissional:
— É um marco na minha vida. Nunca imaginei que me tornaria motorneiro. É uma responsabilidade enorme e, certamente, estou aqui para somar e honrar esse legado que os motorneiros antigos estão deixando.
O treinamento prático foi realizado no próprio bonde, com a supervisão de motorneiros que já operam o meio de transporte, e envolveu atividades relacionadas ao funcionamento e à operação. A partir de agora, moradores e turistas que embarcarem nos bondes já serão conduzidos pelos novos profissionais.
Fonte: O Globo, 02/04/2024