Trem Republicano recebe licença ambiental

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deu licença para a reinstalação de trilhos ao longo dos 7,2 km de linha férrea pela qual circulará o Trem Republicano, entre Salto e Itu, na região de Sorocaba. As obras na linha turística começam na próxima segunda-feira.

O nome é uma alusão ao fato de Itu ter sediado, em 1873, a convenção que deu início ao movimento pela proclamação da República. A licença era necessária para a liberação de R$ 5 milhões destinados pelo Ministério do Turismo para o projeto. As prefeituras de Salto e Itu fizeram um consórcio para a administração conjunta das obras. A linha entra em operação no primeiro semestre de 2012.

O projeto prevê a utilização do leito da antiga Companhia Ituana de Estrada de Ferro, desativada na década de 1980. Será necessária a restauração de uma ponte de aço sobre o Rio Tietê, construída há mais de 100 anos, e das estações ferroviárias localizadas nos dois municípios. Uma empresa venceu a licitação para essas obras.

As estruturas originais da ferrovia serão mantidas. Orçado em R$ 10 milhões, o projeto receberá também investimentos das duas prefeituras. O consórcio já recebeu trilhos e dormentes retirados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de uma linha desativada em Rio Claro. A Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (Abottc), que vai operar a linha, já recupera uma locomotiva do tipo “Maria-fumaça” e dois vagões a serem usados no Trem Republicano.

Fonte: Intelog – Porto Alegre/RS – MULTIMODALIDADE – Por Agência Estado (AE), 05/05/2011

Rolar para cima