Após dois anos de muito planejamento e estudo, o projeto segue agora para a fase de licitações de itens como via permanente, estações, sistema de comunicação e controle operacional.
O Metrô Macaé – com o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – é um projeto dos governos municipal, estadual e federal para a população. A afirmação é do prefeito Riverton Mussi (PMDB), que participou na terça-feira (21/06), da explicação técnica do projeto para ferroviários aposentados, no paço municipal. A prefeitura de Macaé investe R$ 25 milhões na aquisição das oito composições, o governo federal publicou a liberação de R$ 47,8 milhões, para o financiamento da estrutura do projeto, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pela Caixa Econômica Federal e o governo do Estado fornece toda a consultoria técnica.
– Queremos aproveitar a mão-de-obra dos ex-ferroviários e pensionistas da antiga Rede Ferroviária Federal de Macaé, implantar o museu na antiga estação, que a prefeitura adquiriu ao impedir o leilão, e consolidar esse novo projeto de transporte de passageiros, ampliando até a Virgem Santa – afirmou o prefeito.
– Conhecemos o VLT do Cariri, pedimos a parceria técnica do governo do estado, licitamos as composições e semana passada foi publicada no Diário Oficial da União a liberação de R$ 47 milhões do governo federal para o financiamento da estrutura do Metrô Macaé, acrescentou.
Próxima etapa é licitação para infraestrutura.
A previsão é de que a primeira composição do VLT chegue à cidade
em maio de 2012, iniciando os testes operacionais, que na primeira fase, utilizarão cerca de 12 quilômetros da via, do Centro a Imboassica.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana Jorjão Siqueira, o aumento da oferta de transporte será significativo principalmente pela integração entre os modais, ônibus e VLT.
– Não teremos prejuízos para as áreas que não forem contempladas
nesta primeira fase, toda a operação será complementar e integrada, facilitando a vida do usuário e trazendo mais qualidade ao sistema, revelou.
Para a primeira fase, estão previstas sete estações, sendo duas terminais – Central e Imboassica – e cinco intermediárias. O diretor adjunto de Engenharia da Secretaria de Estado de Transportes, Marcelo Nery, ressaltou que a consolidação desse projeto reforça o pioneirismo do governo municipal em buscar soluções alternativas para um problema mundial, o deslocamento de pessoas e serviços.
A presidente da Associação dos Ex-ferroviários e Pensionistas de Macaé, Anita Pérpetuo, parabenizou a iniciativa e inclusão da classe que vem contribuindo com a formatação dos trabalhos de implantação do VLT e acrescentou que o Museu Ferroviário será fundamental para a manutenção deste traço histórico e cultural da cidade.
No próximo dia 30, uma comitiva com representantes do governo municipal, da Câmara Legislativa, da Associação de ex-ferroviários e imprensa local segue para a região de Juazeiro do Norte, no Ceará para visitar a fábrica das composições do VLT.
Fonte: Click Macaé – Macaé/RJ – NOTÍCIAS, 21/06/2011