Nos trilhos

Nos trilhos da saudade – Lembranças da RFFSA

Histórias emocionantes marcaram o dia 30 de setembro passado, data em que é comemorado o aniversário de implantação da RFFSA, hoje extinta pelo governo Federal.

Essas recordações foram contadas por ferroviários que participaram do evento Nos trilhos da Saudade, realizado no auditório da Aenfer.  Eles trabalharam durante muitos anos e hoje lembram, com saudade, dos bons tempos. Juntando todas as histórias, poderia dar um bom livro com o título “Eu era feliz e sabia”. A frase, muito oportuna para o momento, foi falada pelo professor Victor José Ferreira durante o painel que contou com a participação de Raymundo Neves de Araújo, presidente da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da E.F. Leopoldina; Luiz Lourenço de Oliveira, presidente da AENFER; Adauto Alves, representante da FNTF – Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários; e Almir Gaspar, representando a AEEFL. Eles trouxeram histórias interessantes que emocionaram o público.

Participaram também Genésio Pereira dos Santos, Jorge Moura, Celso Paradela. Renê Schoppa e Antônio Pastori.
Durante o evento, uma homenagem especial ao amigo Fernando Navarro, da Associação de Ferreomodelismo do Estado do Rio de Janeiro, AFERJ, falecido em agosto deste ano.

Sua esposa, Eliane Leão Gualter e a filha, estiveram presentes e receberam o certificado de “Ferroviarista Emérito – in memoriam”, concedido por 8 entidades preservacionistas ferroviárias do Rio de Janeiro, dentre elas a Aenfer, ao saudoso líder do ferreomodelismo.

Na ocasião, Eliane recitou um poema de sua autoria, disse que pretende dar continuidade ao trabalho deixado por seu marido na AFERJ e agradeceu a homenagem feita a ele.

[nggallery id=23]

Rolar para cima