A Ferrovia no RJ

A Aenfer recebeu no dia 12 de setembro, membros da Academia Ferroviária de Letras – AFL. Eles acompanharam a palestra do engenheiro Hélio Suêvo que trouxe o tema A Ferrovia no Estado do Rio de Janeiro. Antes de abordar o assunto, ele dedicou o evento ao ferroviário e amigo Fernando Navarro, falecido no dia 23 de agosto. Emocionado com o tema e com a oportunidade, o engenheiro Hélio falou que nunca poderia imaginar que seria capaz de realizar uma palestra para a AFL da qual também faz parte e que era uma honra estar apresentando esse trabalho.

Em sua apresentação, o engenheiro Hélio mostrou as principais leis e concessões para a construção das Estradas de Ferro no Brasil, sendo que o primeiro decreto, datado em 31 de outubro de 1835 sobre a estrada de ferro no Brasil concedia privilégios pelo prazo de 40 anos a uma ou mais companhias que construíssem a Estrada de Ferro do Rio de Janeiro para Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. As principais ferrovias surgiram a partir da metade do século XIX com o objetivo de transportar cargas e passageiros. Foram também apresentados cronologicamente o início de várias obras como a Companhia Estrada de Ferro Dom Pedro II e a primeira experiência de circulação de uma locomotiva no Brasil.

Após a apresentação, o diretor da AFL Victor José Ferreira agradeceu ao engenheiro Hélio Suêvo por ter realizado a palestra e pediu para o ferroviarista e membro da AFL Ordilei Alves entregar o certificado de participação ao palestrante.

A palestra faz parte do evento Expresso das Letras é promovida pela AFL.  O próximo evento está previsto para o dia 21 de novembro no auditório da Aenfer.

 

Rolar para cima