A chegada dos novos trens do metrô, prevista para agosto de 2010 e depois alterada para dezembro deste ano, teve um novo atraso. Agora, a primeira unidade chegará apenas em fevereiro do ano que vem, segundo o “RJ TV”, da Rede Globo. De acordo com a concessionária Metrô Rio, a empresa chinesa que fabrica os veículos pediu mais prazo porque peças de origem japonesa tiveram a entrega afetada pelo terremoto ocorrido no país em junho.
Com a alteração no cronograma, os novos trens começarão a ser testados apenas a partir de março do ano que vem.
— A partir de março, teremos quatro trens sendo testados simultaneamente. Acredito que em setembro do ano que vem seis já estejam em condições de operar — disse ao “RJ TV” Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais do Metrô Rio.
Ao todo, serão novos 19 trens, com 117 vagões. Ontem, a Secretaria estadual de Transportes afirmou que pedirá punição rigorosa se confirmado o atraso. No ano passado, o governador Sérgio Cabral pediu à agência que regula os transportes no Rio que punisse a concessionária. A Agetransp informou ter multado em maio o Metrô Rio em R$374 mil. A concessionária recorreu.
Fonte: O Globo, 16/09/2011