08/03/ 2012 – Aenfer comemora 20 anos

A Associação de Engenheiros Ferroviários – Aenfer completou em 26 de março de 2012, 20 anos de fundação. Para comemorar a data realizou no dia 08 de março uma palestra com a conselheira Clarice Maria de Aquino Soraggi.

Presidente da instituição durante três mandatos (1996 a 1998; 2004 a 2007 e 2007 a 2010), Clarice discorreu sobre os acontecimentos dessas duas décadas em que ela vivenciou, não só como presidente, mas também como diretora e ao lado dos presidentes Luiz Carlos Lino, Rubem Eduardo Ladeira, José Ferreira David, Agostinho Coelho Silva, Isabel Cristina Junqueira de Andréa e Luiz Lourenço de Oliveira. Falou do principal objetivo da Aenfer, que é defender a ferrovia, promover a preservação e colaborar com as empresas ferroviárias, além dos órgãos públicos, na solução de problemas de interesse do setor e promover a união entre os associados.

Durante sua palestra Clarice abordou os fatos marcantes desses 20 anos de Aenfer, os momentos difíceis que a classe ferroviária enfrentou, mas que levaram a Associação a buscar soluções. Lembrou ainda de várias ações judiciais movidas com sucesso pela instituição em defesa dos ferroviários e seus associados, o tumulto das privatizações, as demissões ocorridas em massa pelas empresas, em especial a luta contra as demissões de 780 colegas da então Flumitrens, onde foi feito um grande movimento e que o processo ainda se encontra no governo e as idas e vindas a Brasília para defender a Lei 10.478, de 28 de junho de 2002, que dispõe sobre a complementação de aposentadoria de ferroviários da RFFSA em liquidação.

A engenheira ressaltou a importância de cada presidente que ao longo desses anos nunca se furtou em defender os direitos da classe ferroviária e procurou cumprir todos os seus objetivos.

O presidente da Aenfer, engenheiro Luiz Lourenço de Oliveira elogiou o trabalho da engenheira que relatou os fatos históricos muito bem lembrados.

Ao final de sua apresentação, o presidente entregou a Clarice um certificado de participação e a diretora Telma Regina lhe trouxe uma lembrança em nome de toda a Diretoria. Telma destacou sua alegria em receber um número cada vez maior de associados nos eventos e lembrou da importância que cada um representa para a Aenfer.

Rolar para cima