A Associação de Engenheiros Ferroviários- Aenfer realizou no dia 12 de abril, às 10 horas, no Auditório Engº Demosthenes Rockert, 6º andar, palestra técnica sobre , tema apresentado pelo conselheiro da Aenfer engenheiro Helio Suêvo Rodriguez.
O engenheiro iniciou sua apresentação informando que foram aprovados grupos de trabalhos pelo Conselho Deliberativo da Aenfer com o objetivo de participar, acompanhar e formular propostas nos diversos segmentos de atuação na ferrovia.
Na ocasião, ele expôs sua pesquisa que mostrou um quadro demonstrativo da evolução da malha ferroviária brasileira e fez uma crítica em relação ao desenvolvimento metro-ferroviário no Rio de Janeiro em comparação a São Paulo que está sempre à frente do nosso Estado onde a extensão da malha ainda é muito pouca para atender a demanda.
No Rio de Janeiro, em cada período de governo se constrói 1 Km de linha do metrô, disse o palestrante.
Em relação à matriz de transporte no Brasil, Helio Suêvo mostrou um comparativo de que no setor rodoviário houve um aumento de 58%, enquanto que no setor ferroviário tivemos um percentual de 25% de acordo com dados colhidos no ano passado. A diferença é ainda maior no Rio de Janeiro. No modal rodoviário foi registrado um aumento de 92%, enquanto que no Metrô e trens os números registram percentuais de 5% e 4% respectivamente.
Helio Suêvo lembrou ao público presente que os investimentos são programados, mas os planejamentos para a ferrovia mudam a cada período. Para dar um exemplo, citou um projeto da linha três do Metrô aprovado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em junho de 1968 que passaria por Jacarepaguá, Madureira, Irajá e Penha, mas que nunca saiu do papel.
Trens Regionais
Sobre trens regionais, Helio Suêvo falou do estudo encomendado pelo BNDES a COPPE/UFRJ em 1998 onde os tópicos do estudo foram:
Existência de inúmeros trechos ferroviários ociosos ou desativados no Brasil
- Tecnologia de MR desenvolvida no exterior para veículos ferroviários (VLT)
- Identificação de 64 trechos no Brasil com potencial técnico e econômico para a modalidade, sendo quatro trechos dentro do Rio de Janeiro
TAV
O palestrante trouxe dados de projetos, como o do trem de Alta Velocidade – TAV, trecho que liga Rio de Janeiro / São Paulo / Campinas com um total de 510 Km.
VLT
Vai entrar em operação através da Central Logística no trecho de Macaé.
Trens Turísticos
Extensão do trecho da linha da Estrada de Ferro Mauá (Guia de Pacobaíba / Piabetá) onde existe um projeto básico concluído pelo IPHAN e uma proposta de trens de passageiros com 6 Km de extensão até Barão de Mauá, que é o trecho Expresso Imperial (Vila Inhomirim / Alto da Serra).
Em sua finalização, o engenheiro disse que espera que no seminário que a AENFER está programando no Clube de Engenharia em agosto deste ano, cobre e questione das autoridades ligadas diretamente na área de transportes no Rio de Janeiro os seguintes pontos:
Situação das Concessionárias SUPERVIA e METRORIO;
Qual o Planejamento Efetivo dos Transportes Metroferroviários no Estado (Expansão, Modernização, etc.)?
Qual a real situação a respeito do Projeto do Trem de Alta Velocidade?
O seminário que será promovido pela Aenfer, tem o objetivo de discutir temas que sejam oportunos para o melhoramento do transporte ferroviário no Rio de Janeiro. Para isso, contará com diversas autoridades ligadas ao assunto.
O presidente da Aenfer Luiz Lourenço de Oliveira agradeceu a presença do público e ao palestrante que trouxe um tema tão oportuno para um momento em que se discute o melhoramento do setor ferroviário.